O novo decreto trazendo normas de combate ao coronavírus da Paraíba deverá ser publicado até a manhã desta quarta-feira (16). As medidas, que terão prazo até o fim do mês de fevereiro, vão definir se no estado haverá o ponto facultativo no feriado de Carnaval, além da obrigatoriedade do passaporte vacinal nas escolas e universidades.
Em contato com o ClickPB, o secretário estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, afirmou que o falecimento do cunhado do governador João Azevêdo na noite do último domingo (13) atrasou a agenda do gestor, incluindo as definições do novo decreto.
“Estamos na expectativa de convocação de reunião e eu, particularmente, ainda não fui convocado. Ele [João Azevêdo] está em reunião mais restrita com a equipe da Saúde e o decreto deverá sair em uma edição extra do Diário Oficial”, disse.
Ontem, o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, destacou ao ClickPB que o colegiado (governador e equipe de saúde) irá levar em consideração fatores como novos casos e mortes diários, além da ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adultos.
“Nós temos hoje três indicadores que nós vamos nos basear para tomar as medidas necessárias: o número de casos novos diários, que são mais de 3 mil diariamente, o número de óbitos diários, que atinge 15 óbitos, a taxa de transmissibilidade e a ocupação dos leitos de UTI adultos”, afirmou.