Disciplinamento de tendas, comercialização de bebidas, esquema de transporte e trânsito e infra-estrutura. Os últimos detalhes para a realização da festa de réveillon, o Fim de Ano Feliz que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) promoverá na divisa das praias do Cabo Branco e Tambaú, foram discutidos na manhã desta quarta-feira (27), na sala de reuniões do Paço Municipal, no Centro da cidade.
Participaram representantes de secretarias e órgãos municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Gerência do Patrimônio da União. A festa está sendo coordenada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), mais as secretarias de Turismo (Setur) e de Comunicação Social (Secom).
A diretora de Divulgação e Marketing da Setur, Ruth Avelino, informou que essa última reunião serviu para avaliar as ações e competência de cada órgão envolvido. "Com essa reunião estamos afinando todas as ações para que tudo saia a contento em benefício da população", disse.
Tendas – Uma das definições do encontro foi a montagem de tendas em toda a extensão da praia, que deverá ser feita das 8h às 18h do dia 31, exceto em áreas onde a ocupação é proibida, como aquelas onde existem dunas. A representante da Gerência do Patrimônio da União, Maria da Guia Dantas, ressaltou que a instalação de tendas está liberada em todo o trecho da orla, desde que respeitando as áreas de preservação ambiental e a delimitação destinada ao público de cem metros à frente do palco montado próximo ao Busto de Tamandaré.
Até esta sexta-feira (29), uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) continuará a limpeza dos coqueiros na orla. Mais de 200 árvores da espécie já foram limpas com a retirada de cocos e palhas secas, além da poda em castanholas. As fiscalizações também vão ocorrer durante toda a festa para garantir a acessibilidade às calçadas e coibir a venda de bebidas em recipientes de vidro.
Saúde – Para prestar assistência à população, cerca de 30 profissionais da saúde estarão distribuídos na área de maior concentração da festa. Uma estrutura para prestar primeiros-socorros e orientações será montada através da Unidade de Suporte Avançado (USA). Além disso, as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) estarão em pontos estratégicos: em frente à Avenida Rui Carneiro (próximo ao bar Bahamas); na Avenida Epitácio Pessoa (nas imediações do Busto) e na Avenida Beira Rio.
Trânsito – Na área de trânsito, os turistas que chegarem à cidade com destino aos hotéis e pousadas da área da festa terão acesso garantido. E os ônibus de turismo originários do interior ou de outros estados contarão com um espaço específico para estacionamento na Avenida Nego, em Tambaú.
Todos os ônibus que seguem em direção à praia de Tambaú passarão pela Rui Carneiro, inclusive a linha 510, que faz o itinerário normalmente pela Epitácio Pessoa. Já a linha Cabo Branco (507) segue pela Epitácio Pessoa, como nos dias comuns, até a esquina da locadora de veículos Localiza. Nesse ponto, o coletivo fará um desvio à direita, pela Rua Juiz Bezerra, e depois à esquerda pela Avenida Cairú, até a orla. A partir daí, segue o caminho habitual pela beira-mar.
Como ressaltou o diretor de Trânsito da STTrans, Omar Ramalho, a recomendação do órgão é para que os condutores acessem a festividade pelas avenidas Rui Carneiro ou Epitácio, evitando assim o congestionamento. "Durante a festa do réveillon, o motorista deve evitar chegar à praia pela Avenida Beira Rio. Caso contrário, o trânsito poderá complicar principalmente nas imediações do girador de acesso ao Altiplano", observou. "A partir das 22h há a possibilidade da STTrans bloquear a Avenida Beira Rio, para orientar o desvio dos carros pela Avenida Wandik Figueiras (que passa ao lado do Espaço Cultural), em direção à Epitácio", completou.
Telefones úteis
Funjope (programação) – Lau Siqueira – 8831-6849
STTrans (trânsito e transporte) – Omar Ramalho – 9984-9303
Secretaria Municipal de Saúde – Cláudia Veras – 8844-4782, Fátima Freitas – 8852-7234 ou Lúcio (Necessidades Especiais) – 8823-2232
Emlur – Aparecida Pontes – 8866-3162 ou Solange Miranda – 8864-1391
Sedurb – Francisco Ferreira – 9985-4672 e Samuel Soares – 9306-3780
Secom-JP