Ação

PRF e Corpo de Bombeiros realizam resgate no viaduto de Oitizeiro e evitam tentativa de suicídio

A tentativa de suicídio ocorreu na manhã deste domingo, 5 de janeiro de 2025, mobilizando esforços das forças de segurança e resgate da região.

PRF e Corpo de Bombeiros realizam resgate no viaduto de Oitizeiro e evitam tentativa de suicídio

PRF e Corpo de Bombeiros realizam resgate no viaduto de Oitizeiro e evitam tentativa de suicídio

Uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba resultou no resgate de uma pessoa que tentava cometer suicídio no viaduto Ivan Bichara, localizado na BR-101, no km 88, em João Pessoa.

O caso ocorreu na manhã de ontem, 5 de janeiro de 2025, mobilizando esforços das forças de segurança e resgate da região.

PRF e Corpo de Bombeiros realizam resgate no viaduto de Oitizeiro e evitam tentativa de suicídio
PRF e Corpo de Bombeiros realizam resgate no viaduto de Oitizeiro e evitam tentativa de suicídio

De acordo com informações preliminares, a situação foi notada por usuários da rodovia, que acionaram os órgãos de emergência ao avistar a vítima em situação de risco.

Equipes da PRF e do Corpo de Bombeiros foram direcionadas ao local, onde estabeleceram uma área de isolamento e iniciaram o protocolo de abordagem segura.

Com uma atuação coordenada, agentes especializados realizaram o diálogo com a pessoa, buscando acalmá-la e oferecer suporte emocional, realizando o resgate da pessoa, garantindo a preservação da integridade física da vítima e dos agentes envolvidos.

Após minutos de tensão, o resgate foi realizado com sucesso. A pessoa foi encaminhada para atendimento médico e psicológico em uma unidade de saúde da Capital.

A PRF reforçou a importância da integração entre os órgãos de segurança e da conscientização da sociedade sobre saúde mental. A PRF agradece também aos cidadãos que atuaram como ponte entre a ocorrência e as autoridades, mostrando que o cuidado coletivo é essencial para prevenir tragédias.

Essa ocorrência evidencia a relevância da pronta resposta das forças de segurança em situações críticas e da sensibilidade ao tratar de questões relacionadas ao sofrimento emocional. A alerta e incentiva que, em situações semelhantes, a população acione de imediato os serviços de emergência pelos números 191 (PRF) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Prevenção ao suicídio

O suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.

Mas o suicídio pode ser prevenido! Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo. Por isso, fique atento(a) se a pessoa demonstra comportamento suicida e procure ajudá-la.

Os sinais de alerta descritos abaixo não devem ser considerados isoladamente. Não há uma “receita” para detectar seguramente quando uma pessoa está vivenciando uma crise suicida, nem se tem algum tipo de tendência suicida. Entretanto, um indivíduo em sofrimento pode dar certos sinais, que devem chamar a atenção de seus familiares e amigos próximos, sobretudo se muitos desses sinais se manifestam ao mesmo tempo.

  • O aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas:
    Essas manifestações não devem ser interpretadas como ameaças nem como chantagens emocionais, mas sim como avisos de alerta para um risco real.
  • Preocupação com sua própria morte ou falta de esperança:
    As pessoas sob risco de suicídio costumam falar sobre morte e suicídio mais do que o comum, confessam se sentir sem esperanças, culpadas, com falta de autoestima e têm visão negativa de sua vida e futuro. Essas ideias podem estar expressas de forma escrita, verbal ou por meio de desenhos.
  • Expressão de ideias ou de intenções suicidas:
    Fiquem atentos para os comentários abaixo. Pode parecer óbvio, mas muitas vezes são ignorados:

    • “Vou desaparecer.”
    • “Vou deixar vocês em paz.”
    • “Eu queria poder dormir e nunca mais acordar.”
    • “É inútil tentar fazer algo para mudar, eu só quero me matar.”
  • Isolamento:
    As pessoas com pensamentos suicidas podem se isolar, não atendendo a telefonemas, interagindo menos nas redes sociais, ficando em casa ou fechadas em seus quartos, reduzindo ou cancelando todas as atividades sociais, principalmente aquelas que costumavam e gostavam de fazer.
  • Outros fatores:
    Exposição ao agrotóxico, perda de emprego, crises políticas e econômicas, discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, agressões psicológicas e/ou físicas, sofrimento no trabalho, diminuição ou ausência de autocuidado, conflitos familiares, perda de um ente querido, doenças crônicas, dolorosas e/ou incapacitantes, entre outros podem ser fatores que vulnerabilizam, ainda que não possam ser considerados como determinantes para o suicídio. Sendo assim, devem ser levados em consideração se o indivíduo apresenta outros sinais de alerta para o suicídio.

Onde buscar ajuda

  • CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde);
  • UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro; Hospitais;
  • Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita).

Centro de Valorização da Vida – CVV

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias.

A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular.

Também é possível acessar para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita.

Ministério da Saúde

 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Veículo roubado em 2021 em Pernambuco é recuperado durante abordagem na BR-101, em Mamanguape

2

Paraíba

Inmet divulga alerta de chuvas intensas e ventos de até 60km/h no sertão paraibano

3

Paraíba

Idoso é detido por embriaguez ao volante, após acidente na BR-104

4

Paraíba

TCE multa prefeito e ex-prefeito de Massaranduba por déficit de execução orçamentária de mais de R$ 3 milhões

5

Paraíba

TCE intima prefeito de Nova Olinda para explicar gasto de mais de R$ 1,2 milhão com festas durante situação de emergência