O presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), estima o apoio de ao menos oito partidos à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara
A declaração foi feita, nesta quarta-feira (4), em entrevista ao CNN 360º (segunda a sexta, 15h). Pereira era candidato à presidência da Câmara, mas anunciou a desistência da corrida na noite de terça-feira (3), e declarou que apoiará Hugo Motta, seu correligionário.
“Acho que a gente vai conseguir, pelas conversas que estamos tendo, trazer PT, PL, Republicanos, MDB, Podemos, PSDB, PDT, PSB”, comentou. “Acho que as conversas estão bem encaminhadas”.
Segundo o deputado, as negociações estão sendo conduzidas pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). A expectativa é de que Lira anuncie seu candidato nos próximos dias.
Apoio de Lira
Desde o primeiro semestre, o deputado Elmar Nascimento (União-BA), líder do maior bloco político da Câmara, era considerado o favorito de Lira.
No entanto, após a desistência de Pereira, o apoio do presidente da Câmara a Elmar é considerado incerto. Nos bastidores, especula-se que Elmar não conseguiria apoio suficiente para vencer a disputa.
Além de Elmar e Motta, o deputado Antonio Brito (PSD-BA) também é um dos possíveis candidatos à presidência da Casa.
“O Lira, repito, está conduzindo isso. Estou apenas sendo informado. Se realmente caminhar por essa linha que a gente está esperando, vão ficar PSD e o União Brasil. Que podem se unir ou não”, afirmou Pereira sobre um eventual apoio dos dois partidos à candidatura de Motta.
Questionado se Elmar Nascimento deixa de ser o favorito após a entrada de Motta na disputa, Marcos Pereira afirmou que o deputado “não está de lado”. “Elmar não está de lado. É um candidato, até que ele possa refletir e avaliar sua posição. É um candidato forte, que tem liderança na casa”.
No entanto, Pereira considera que Motta está “um pouquinho à frente” de Nascimento na corrida. Hugo Motta conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas últimas horas sobre sua candidatura. O PL e o PT são os maiores partidos da Câmara.
“Eu diria que, talvez pelo novo cenário, como foi a conversa com o presidente Lula, como foi a conversa com o ex-presidente Bolsonaro. Ambos tiveram excelente receptividade à pessoa do Hugo, acho que ele [Hugo] sai um pouquinho na frente”, afirmou.
Fonte: CNN Brasil