A reitora eleita da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora doutora Terezinha Domiciano, comemorou a nomeação do professor Rodrigo Nogueira de Codes, novo reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), no Rio Grande do Norte. A publicação foi realizada através das redes sociais de Terezinha.
Conforme observou o ClickPB, a reitora eleita afirmou estar muito emocionada com a nomeação de Codes. “Interventores nunca mais!”, declarou em publicação.
A reitora ainda relembrou as lutas enfrentadas pelo reitor da Ufersa para tomar posse do cargo e parabenizou o professor. “Foram anos de lutas e batalhas intensas. Parabéns pela resistência e resiliência. A UFERSA estará em boas mãos”, escreveu.
Rodrigo Codes e o vice-reitor Nildo Dias, primeiro lugar da lista tríplice da eleição, foram nomeados pelo presidente Lula nesta quinta-feira (8), em publicação no Diário Oficial da União, e iniciam o mandato a partir de 31 de agosto.
Codes tinha sido o primeiro colocado na lista tríplice na eleição acadêmica da Ufersa em 2020, mas o então presidente Jair Bolsonaro nomeou a professora Ludimilla Oliveira, que tinha ficado na terceira posição, como reitora da instituição.
A reitora eleita viveu situação semelhante à do reitor Codes. A chapa que Terezinha encabeçou foi a mais votada da UFPB, com 40,95% dos votos, e era primeiro lugar na lista tríplice encaminhada ao Ministério da Educação. Jair Bolsonaro nomeou o terceiro colocado na disputa, professor Valdiney Gouveia, que obteve 5,35% dos votos da comunidade acadêmica.
Posse da reitora
Terezinha Domiciano informou ao ClickPB que a posse como reitora da UFPB está prevista para a primeira semana do mês de novembro. Ela e a vice-reitora eleita, professora Mônica Nóbrega, aguardam o final da análise dos documentos enviados pela UFPB ao Ministério da educação (MEC).
Segundo a reitora eleita, após a análise a indicação será enviada para a Casa Civil.