Novidade

Após décadas de abandono, prédio do antigo Ipase começa a ser revitalizado em João Pessoa; saiba o que será no local

Como antecipou o ClickPB em setembro do ano passado, o projeto de reforma do Ipase é fruto de uma parceria entre órgãos públicos.

Prédio do antigo Ipase, em João Pessoa.

Prédio do antigo Ipase, em João Pessoa. (foto: arquivo/reprodução/Google Maps)

O prédio do antigo Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado (Ipase), no Centro de João Pessoa, deverá ganhar uma nova utilização, após décadas de abandono.

Conforme apurou o ClickPB, o imóvel começou a ser desocupado no último sábado (29/06) e deve passar por uma ampla revitalização que tem a previsão de ser iniciada ainda hoje (1º) com uma limpeza por parte da Emlur.

A informação foi confirmada à reportagem pelo superintendente do patrimônio da União na Paraíba (SPU-PB), Giovanni Marinho.

O imóvel é uma edificação de sete pavimentos, com área total construída de 5.479,39m² e vai ser destinado a moradias (apartamentos) que devem beneficiar 50 famílias de baixa-renda.

Salas comerciais também devem ser implantadas, neste caso apenas no piso térreo.

Como o ClickPB antecipou em setembro do ano passado, o projeto é fruto de uma parceria entre órgãos públicos, como a Superintendência de Patrimônio da União na Paraíba (SPU-PB), Governo Federal e Secretaria Municipal de Habitação, e o Movimento União Por Moradia Popular (UMP/PB).

A reportagem apurou, junto a SPU, que os trâmites para a reforma estão em processo de contratação.

É estimado que o custo seja de mais de R$ 15 milhões.

Sobre o prédio

Segundo apurou a reportagem, o edifício começou a ser construído em 1949 e foi finalizado em 1951.

Ele foi um dos primeiros a ter características de verticalização na Paraíba, aliada ao modernismo.

O prédio fica localizado na esquina das ruas Duque de Caixas com Guedes Pereira, um ponto considerado importante no centro da capital. Está situado ao lado do Paraíba Palace Hotel.

1 /10

Apesar da importância, está em situação de abandono há várias décadas e era utilizado de forma irregular para moradia e comércio.

Nos últimos anos, no entanto, devido as condições insalubres, apenas o piso inferior e parte de um dos pisos superior era usado para o comércio.

Ele inicialmente pertencia ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi adquirido pela União em 2010 e desde então havia a expectativa de um novo uso para habitação social, o que foi concretizado com a inclusão de uma proposta do Minha Casa Minha Vida Entidades, novo programa do Governo Federal.

“Redenção do Centro Histórico”

Ao ClickPB, o superintendente de patrimônio da União na Paraíba, Giovanni Marinho, afirmou que observa a revitalização do edifício como um dos fatores para impulsionar a região do centro histórico de João Pessoa

“É a redenção do Centro Histórico. Um prédio completamente reformado. 50 unidades novas”, disse.

Segundo o superintendente, na manhã desta segunda-feira (1º) o prédio estava 99% desocupado e não foi preciso judicialização.

“A desocupação foi super suave. Não precisou de polícia nem de ordem judicial. Firmamos um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os ambulante e estão sendo oferecidos espaços nos mercados de João Pessoa, uma ação exemplar do poder público integrado”, pontuou.

Segundo apurou a reportagem, além da cessão deste imóvel estão sendo estudados outros imóveis em mesmas condições que poderão ser usados no MCMV.

No caso do edifício do antigo Ipase, as ações relativas à revitalização envolvem os seguintes órgãos: Governo Federal, Superintendência de Patrimônio da União (SPU), Prefeitura de João Pessoa, Empresa de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria Municipal de Habitação e a

Na terça-feira (2)*, haverá assinatura do extrato da cessão sob região de concessão de direito real de uso à entidade.

A assinatura contará com a presença da ministra Esther Dweck,  da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Depois, segundo prevê o Governo, a entidade escolhida (União Por Moradia Popular) vai assinar o contrato com a Caixa para execução do projeto.

Posteriormente, as famílias deverão ser tituladas.

 

*conteúdo corrigido. A assinatura com a ministra ocorre na terça-feira (2), não na segunda-feira (1º) como informado anteriormente. 

 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Polícia Militar entrega 100 kg de alimentos e 200 brinquedos para comunidades carentes em São Bento

2

Paraíba

Amidi e API emitem nota de solidariedade à jornalista Joelma Alves, que teria sido ameaçada por vereador de Conde

3

Paraíba

Daniella Ribeiro poderá ser primeira secretária da mesa do Senado: “fico muito feliz com a indicação”

4

Paraíba

Inmet divulga alerta de baixa umidade para 98 cidades paraibanas neste Natal

5

Paraíba

Véspera de Natal deve ser marcada por altas temperaturas na Paraíba; chuvas podem ocorrer no Litoral