Paraíba

Recital com Josélia Ramalho (Piano), e Edvany Klébia (Violoncelo), Cin

None

A pianista Josélia Ramalho faz Recital quinta-feira, dia 23, às 21h, no Cine Bangüê do Espaço Cultural José Lins do Rego. A apresentação faz parte do Projeto Quintas Musicais da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), com entrada franqueada ao público.

No programa obras de Wolfgang Amadeus Mozart, “Sonata KV 333”; de Marlos Nobre – compositor pernambucano, “Homenagem à Arthur Rubinstein”; de Shumann, “Três Romances – Opus 28”; de Marcílio Onofre – novo compositor paraibano, obra composta especialmente para este recital – “Variante”; e de José Siqueira – compositor e maestro paraibano, “Suíte Sertaneja para violoncelo e piano”. O Recital contará com a participação especial da violoncelista Edvany Klébia, que é uma jovem instrumentista, ganhadora do primeiro lugar no Concurso Pro-música –2005 em Juiz de Fora- RJ.

A pianista Josélia Ramalho Vieira é paraibana de nascimento. Iniciou seus estudos aos 9 anos de idade, cantando no Coral do Colégio das Lourdinas, sob a regência de Maurício Gurgel. Aos 12 anos, ingressou no Curso de Extensão da UFPB e estudou piano com Germana Vidal, Ana Lúcia Latino e José Alberto Kaplan e violoncelo com Francisco Pino. Concluiu o Bacharelado em violoncelo sob a orientação de Nelson Campos e mais tarde cursou o de piano com Myriam Ciarlini.

Desde 1984 é violoncelista da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Atuou no período de 1998-2004 como co-repetidora do Coral Infantil e Sinfônico da Paraíba e como pianista da Orquestra. Além de suas atividades didáticas, é co-repetidora do Grupo Suzuki de Cordas (Ana Elizabete e Celina Ribeiro), do Centro Suzuki de Cordas (Ademar Rocha) e do Coral João Eduardo Pereira (Marilda Eduardo).

Em 2004, ingressou no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Paraíba, mestrado em práticas interpretativas (sub-área: piano), sob orientação do professor José Henrique Martins (orientação artística) e da professora Alice Lumi (orientação acadêmica). A dissertação é voltada para o compositor José Siqueira (1907-1985) de quem a pesquisadora é sobrinha-neta. Em 2005, fez recitais com o violoncelista Kayami Satomi Farias, interpretando obras de Siqueira, em João Pessoa e no Rio de Janeiro.

Foi solista frente à Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, interpretando Rapsody in Blue (Gershwin), sob a regência de Luiz Carlos Durier. Dentro das atividades acadêmicas ligadas à pesquisa, destaca-se a Comunicação “José Siqueira, um líder musical”, proferida no CCHLA em debate (João Pessoa) e na ANPPOM (Rio de Janeiro) e a pesquisa de campo que envolveu o levantamento das obras do acervo Siqueira de posse da família. Integra o Grupo de Pesquisa da PPGM e o de Educação Musical (Departamento de Educação Musical).

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Mais de mil vagas para cursos de artes gratuitos são ofertadas em Campina Grande

2

Paraíba

Após morte de ciclista, João Azevêdo diz que Segurança age para que “atos lamentáveis como este não fiquem impunes e não voltem a acontecer”

3

Paraíba

Triplicação da BR-230: superintendente do DNIT relata ‘dimensão dos transtornos’ que atrasa obras em Cabedelo

4

Paraíba

Sessão para escolha da presidência da Câmara de Santa Rita é encerrada com soco entre vereadores

5

Paraíba

Reforma administrativa: Marcílio do HBE deve assumir cargo na Prefeitura de João Pessoa