A antiga PRI-4 foi fundada pelo governador Argemiro de Figueiredo (campinense), aos 25 de janeiro de 1937, uma segunda-feira. A inauguração da emissora foi um dos marcos nos 2 anos do Governo de Argemiro, então interventor. O embrião dessas sete décadas de música, informação foi a Rádio Clube da Paraíba, que funcionou de forma artesanal em uma casa no bairro do Roger, em João Pessoa, em frente ao Parque Arruda Câmara (Bica).
Criada entre 1930/31 a Rádio Clube da Paraíba teve como primeiros sócios José Monteiro, seus cinco irmãos, além de Olegário de Luna Freire, Rosil Pedrosa, Cilaio Ribeiro, Orlando Vasconcelos, Ariel Farias, Walfredo Rodriguez, Oliver Von Shosten, entre outros. Funcionava por meio de auto-falantes.
Aos 25 de janeiro de 1937 o governador Argemiro de Figueiredo, cria a Rádio Diffusora da Parahyba, após receber dos sócios da Rádio Clube, os equipamentos da emissora artesanal. Quatro meses depois a emissora passa a se chamar Rádio Tabajaras da Paraíba, em homenagem à tribo Tabajara. Depois, retira-se o “s” de Tabajaras. A Tabajara AM é a primeira emissora do Estado da Paraíba e a 17ª mais antiga do Brasil.
Radiojornalismo
Há mais de 40 anos a Tabajara produz um noticiário de segunda a sábado no horário das 6 horas ás 7 horas, em rede de rádio para todo o Estado. Hoje são 22 emissoras. O atual Paraíba Notícia antes tinha as seguintes denominações: Jornal Estadual, Jornal da Integração, Revista Estadual. Os apresentadores atuais são os jornalista Adelton Alves e Edmilson Pereira. No sábado, Assis Mangueira e Edileide Villaça.
Há várias décadas o Informativo Tabajara, noticiário de cinco minutos apresentado de hora e hora, também é um marco do jornalismo da Tabajara. Paulo Rosendo, já falecido, foi seu primeiro locutor-noticiarista. A equipe esportiva da Tabajara é tradicionalmente reconhecida como a melhor do Estado.
Secom-PB