Começa hoje (3) o vestibular da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) com 24.805 candidatos inscritos, número inferior ao ano passado, que foi de quase 30 mil concorrentes. Eles vão concorrer a 4.820 vagas distribuídas em 41 cursos de graduação. Serão 48 locais de provas nas cidades de Campina Grande, João Pessoa, Patos, Monteiro, Guarabira, Catolé do Rocha.
Do total geral de vagas oferecidas, 10% de cada curso serão destinados aos estudantes que fizeram o ensino médio na rede pública.
“Eles concorrem a todas as vagas e têm mais essa chance. É a primeira vez que adotamos essa cota, pois temos conhecimento que os alunos da escola pública são os que têm maior dificuldade de ingressar na universidade. Para o ano vamos aumentar para 30%, até chegar ao patamar de 50%”, informou a presidente da Comvest, Eliana Maia (foto).
De todos os inscritos, 15 vão fazer provas em salas separadas. Dois por estarem acidentados, nove por serem deficientes visuais, três doentes com catapora, e uma candidata que está amamentando.
Segurança – A Comvest está prometendo um rigor ainda maior no concurso para eliminar qualquer tentativa de fraude do vestibular. Os candidatos que terminarem logo as provas só poderão deixar o recinto, após 9h. Já os que copiarem o gabarito em rascunho só terão a saída liberada depois das 11h30.
A Comissão também está atenta aos telefones celulares. Para isso, serão instalados dois detectores de metais em cada setor de aplicação de provas, os quais serão colocados nas imediações dos banheiros.
“Qualquer candidato portando telefone celular, mesmo desligado, estará sumariamente eliminado como está previsto no item oito do manual. Para que os candidatos se lembrem desse detalhe vamos colocar faixas na entrada dos locais alertando sobre esta proibição”, informou a presidente da Comissão, Eliane Maia.
A Polícia Científica também está sendo acionada pela UEPB para trabalhar durante os três de vestibular.
“Teremos uma pessoa da Polícia em cada setor. Elas vão conferir as carteiras de identidade. Se um candidato perdeu ou chegar dizendo que foi assaltado, a Polícia Científica vai colher suas impressões digitais, e só então liberá-lo. Suas impressões serão analisadas posteriormente e o resultado será enviado a Comissão, informando se realmente ele é a pessoa que indicou, antes da divulgação do resultado”, explicou a presidente da Comvest, Eliane Maia.
Além disso, a Comissão convocou 2.102 pessoas entre fiscais, supervisores, Polícia Científica, coordenadores.
“Só em Campina Grande vamos utilizar 1.292 pessoas, pois temos 29 locais de provas, por abrigar o maior número de cursos”, explicou Eliana. A previsão de divulgação do listão de aprovados é para o dia 5 de janeiro.
Três dias de testes – No primeiro dia serão aplicadas as provas de Língua Portuguesa, Literatura, Produção Textual e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). Na segunda, para as áreas I, II e IV, as provas de Química e Física. Já para área III, será aplicada as questões de História.
Na terça-feira, serão aplicadas as provas de Matemática, para a área I. Na área II, prova de Biologia, área III, prova de Geografia.
“No curso de Licenciatura em Ciências Exatas, na cidade de Patos, pertencente a área I e Licenciatura em Ciências Agrárias, da área IV, os candidatos farão prova de Biologia e Matemática. E o curso Ciências Contábeis e administração, que é da área III, não farão provas de Geografia e Matemática. A terça-feira, é marcado pela diversidade de provas”, explicou Eliana Maia.
O gabarito e o número de faltosos serão divulgados pela Comissão no mesmo dia, a partir das 12h15, na sua página na internet: www.uepbcomvest.inf.br.
Fonte: Jornal CORREIO DA PARAÍBA