A psicóloga Alice Santos alertou para o aumento de casos de violência contra a mulher e diz que a situação não deve ser normalizada. “É uma utopia a gente achar que nós vamos viver isentos de sentir qualquer emoção à defesa, mas não temos que normalizar que toda e qualquer situação de adversidade seja resolvida pela violência”, detalhou.
Ela poderou que atualmente existe uma sobrecarga é emocional, ocasionada pelo uso excessivo das redes sociais, que acaba estimulando, muitas vezes, ações impensadas. “Muitas vezes, essas pessoas já apresentam um descontrole emocional. Uma tendência a atos impulsivos em pequenas situações que poderiam ser simplesmente resolvidas pelo diálogo”.
- ‘Ligue 180’ registra aumento de 30,7% nas denúncias, na Paraíba, de violência contra a mulher em 2024
- Homem é preso suspeito de violência contra mulher no Sertão da Paraíba
Quando a pessoa já tem uma tendência a ações impensadas e explosivas, situações simples acabam terminando de uma maneira trágica. “Então, é importante que na nossa sociedade nós passemos a ter a saúde emocional como prioridade, a saúde mental como prioridade. A gente vive em uma sociedade onde as questões psíquicas são muitas vezes colocadas em segundo plano”.
Para a especialista, é preciso educar as crianças a vivenciarem suas emoções para conseguir lidar com elas de maneira saudável.
Bombando em Paraíba
1
Paraíba
Paraíba registra mais de dois mil flagrantes de pessoas dirigindo com sintomas de embriaguez, afirma coordenador da Lei Seca
2
Paraíba
Cícero diz que com ponte no Cuiá, ligação ‘Mangabeira-Valentina’ nunca mais terá alagamentos
3
Paraíba
Luciano Cartaxo revela encontro de dirigentes do PT em Brasília nos próximos dias para decidir chapas de 2026
4
Paraíba
Após fortes chuvas, Mercado Público de Marizópolis desaba; veja vídeo
5
Paraíba