Teve início na manhã desta sexta-feira, 05, no auditório João Bosco Carneiro, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, o primeiro módulo do Curso de Perícia Criminal, destinado aos promotores de justiça com atuação na área criminal das regiões litorânea e de Campina Grande, bem como, policiais rodoviários federais.
O evento foi organizado pela Procuradoria-Geral, CEAF – Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP, CAIMP – Central de Acompanhamento de Inquérito Policial e pelo IPC – Instituto de Polícia Científica. Estiveram presentes também membros da procuradoria, a secretária-geral, Darcy Ciraulo e a direção do CEAF, a procuradora Risalva Câmara, diretora e o promotor Fred Coutinho, vice-diretor.
Na abertura a Procuradora-Geral, Janete Ismael deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre a importância do evento como uma forma de qualificar os promotores com atuação na área criminal, como também, estabelecer uma maior proximidade entre os promotores e os peritos.
O Diretor do IPC, Antonio Toscano falou da importância das perícias realizadas no Instituto como forma de auxílio à justiça, como sendo necessário que, não só os peritos, mas todos os envolvidos nas investigações criminais possam ter conhecimento das perícias. “A Medicina-Legal e a Perícia Criminal não sejam privativas dos peritos, mas sim de todos aqueles que trabalham com a segurança, só assim teremos uma justiça célere nas questões criminais”, disse Toscano.
Nesse primeiro módulo foram responsáveis por ministrar os cursos Maria do Socorro Dantas, Perita Odonto-Legal, que falou sobre os tipos de perícias e o Perito Médico-Legal, Ronivaldo de Oliveira, sobre a perícia médico-legal.
O curso, que aconteceu durante toda a manhã, é formado por quatro módulos. Na próxima segunda-feira, 08, será ministrado o segundo módulo, cujo tema será balística forense, ministrado pelo Perito Criminal, Pedro de Farias Falcão. Já nos dias 12 e 19 deste mês serão ministrados os outros módulos, que irão tratar sobre documentoscopia e identificação veicular, cuja palestra será dada por Carlos Barbosa da Paz e Roberto de Azevedo Santos e o quarto módulo, que terá como tema laboratório forense (toxicologia, DNA e microvestígios), tendo como ministrante Marcos Ponce de Leon, Vanduir Soares de Araújo e Lúcia Rejane Monteiro.
Assesoria
Promotores de Justiça e Policiais Rodoviários participam de Curso sobr
None
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba