Os jovens de 18 a 24 anos que precisam de uma oportunidade para terminar o ensino fundamental, além de participar de atividades que os capacitem profissionalmente para o mercado de trabalho, têm até o próximo sábado (6) para realizar as inscrições no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem). De acordo com o coordenador de qualificação profissional do Programa, Thiago Pacheco, até o dia 25 do mês passado, quando foi finalizado o último balanço, havia 2.826 inscritos. “Desses, por meio de um sorteio em Brasília, serão selecionados 1.700 para preencher as vagas restantes da primeira etapa do programa”, explicou.
Ele acrescentou ainda que devido à grande procura por esse Programa e de acordo com os últimos dados de inscritos, que já ultrapassam a quantidade de vagas oferecidas, a coordenação municipal irá pleitear, junto à nacional, o aumento dessas vagas com o objetivo de contemplar um maior número de interessados.
Documentos – O ProJovem municipal está desenvolvendo estratégias para informar, o quanto antes, aos jovens inscritos sobre os documentos necessários para a efetivação das matrículas. De acordo com Pacheco, o maior problema de não terem preenchido as 3.900 vagas do ano passado foi o fato dos jovens não conseguirem toda a documentação em tão pouco tempo.
“Recebemos uma notificação da coordenação geral em Brasília, informando a necessidade de todos os municípios que desenvolvem o programa criarem meios de sanar esse problema. Dessa forma, nós estamos fazendo reuniões com outros coordenadores para pensar em algumas estratégias. O que já está certo, antes mesmo da seleção dos contemplados, é que iremos informar todos os inscritos para já irem providenciando a documentação, e assim não perderem os prazos quando for selecionados”, informou Pacheco.
Metodologia reconhecida – A coordenadoria municipal tem autonomia para determinar como e qual metodologia vai utilizar na realização dessas estratégias, bem como de planos de ação para a eficácia do Programa. Assim, o ‘Plano de Ação para o Acompanhamento da Formação Continuada’ aos educadores, desenvolvido em João Pessoa, foi escolhido para ser apresentado nestas quinta (4) e sexta-feira (5) em Brasília, no Encontro Nacional de Instituições Formadoras, promovido pelo ProJovem Nacional.
“Na minha avaliação, o diferencial que nos levou a ter esse reconhecimento foi a sensibilização desenvolvida com cada um dos 169 professores, através de oficinas, encontros e acompanhamento da formação continuada. A base dessa técnica é o estímulo da consciência, da auto-estima – através de atividades mensais de sensibilização, dinâmicas, danças circulares – com o objetivo de aumentar a atividade em grupo”, disse a coordenadora do Programa na Capital, Márcia Lucena.
Inscrição – Ao fazer a inscrição gratuitamente por telefone (0800-642-7777), o jovem precisa informar seus dados pessoais (nome completo, nome da mãe, endereço, Identidade e CPF). Posteriormente, ele recebe uma carta contendo o número de sua inscrição e o local onde realizará a matrícula. Em João Pessoa isso pode ser feito nas Estações Juventude.
ProJovem inscreve só até sábado para vagas remanescentes da primeira f
None
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba