O Dia Nacional da Alfabetização, celebrado em 14 de novembro, reforça a importância da promoção da educação básica e o combate ao analfabetismo no Brasil, destacando ações que estimulem a educação. Na Paraíba, um dos projetos de destaque é o programa Escola Nota 10, realizado em parceria com o Instituto MRV, que tem sido um agente transformador na educação dos trabalhadores dos canteiros de obras em todo o país. Com quase cinco mil alunos formados ao longo de mais de 10 anos, o programa promove acesso à educação básica (até o 9º ano) e alfabetização a colaboradores de canteiros de obras que enfrentam desafios educacionais. Só em 2023, foram 323 alunos certificados, com investimento de 1 milhão de reais.
Na região metropolitana de João Pessoa, onde a taxa de analfabetismo é de 7,6%, a maior entre as regiões metropolitanas do Brasil de acordo com o IBGE, a iniciativa tem gerado histórias inspiradoras de progresso e superação. Trabalhadores, que previamente não tiveram acesso à educação formal, encontraram no programa a oportunidade de adquirir habilidades essenciais para aprimorar suas vidas.
É o caso de Edilson Lourenço que deixou as salas de aulas ainda muito cedo, pela necessidade de trabalhar. “Eu não conseguia estudar porque os horários que eu precisava trabalhar não permitiam que eu fosse para a escola. Apenas com este projeto, com aulas no horário de expediente, que finalmente consegui realizar meu sonho de voltar a estudar. Eu fiz um teste e consegui recomeçar do nível em que eu tinha parado. Estou resgatando minha dignidade. Para aprender não tem idade”, comemora Edilson.
Segundo Raphael Lafetá, diretor executivo de relações institucionais e sustentabilidade do Grupo MRV&CO, o setor da construção civil é um dos que mais emprega no país e, estar atento ao desenvolvimento e capacitação desses profissionais é crucial para o desenvolvimento dos trabalhadores em diversos aspectos. “Enxergamos o Escola Nota 10 como um exemplo de como as empresas devem dar importância à educação para o desenvolvimento pessoal e social. Ao investirmos na formação desses colaboradores, não apenas contribuímos para o crescimento profissional desses indivíduos, mas também inspiramos um diálogo mais amplo sobre o impacto positivo da educação no setor e o papel das empresas na vida da comunidade ao seu redor”, afirma o executivo.