Bilhetagem

Projeto de bilhetagem eletrônica de João Pessoa entrará na segunda fas

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A partir da próxima semana, o projeto de Bilhetagem Eletrônica que está sendo implantado no sistema de transporte coletivo urbano de João Pessoa entrará na sua segunda etapa. “O cronograma vem sendo normalmente cumprido e o Projeto Executivo, a ser desenvolvido brevemente, encontra-se em fase final de elaboração, esperando apenas possíveis alterações referentes ao perfil do município e das empresas de transporte coletivo local, para logo em seguida ser validado”, disse Anderson Silva, gestor de Implantação da Empresa 1, responsável pela implantação do projeto em João Pessoa. O cronograma básico para total implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) é de cinco meses.

Simultaneamente à implantação do projeto, a Empresa 1 juntamente com os empresários do setor e os técnicos da STTrans, estão definido regras de negociação e fazendo testes e homologações do software e do GPS (Sistema de Posicionamento Global) a ser utilizado no sistema de transportes públicos da Capital. “Nos últimos dias 18 e 19 de maio, dirigentes da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), e da Superintendência de Transportes e Trânsito visitaram a Empresa 1 para ajustar alguns pontos do projeto e ainda conhecer o teste do projeto piloto que está sendo feito em Betim – MG”, contou Anderson.

Ainda nesta fase atual, estão sendo adquiridos os equipamentos para o modelo de SBE de João Pessoa. A compra dos equipamentos vem sendo feita conforme as necessidades projetadas. “Já estão sendo confeccionadas pela Empresa 1, cerca de 550 validadores e 40 antenas leitoras de cartão”, acrescentou Anderson. A escolha dos cartões/modelo e a informatização das empresas também fazem parte desta etapa.

A parte prática do sistema, que consiste na instalação dos equipamentos e treinamento operacional, começam em junho. “A partir deste mês, iniciaremos o treinamento do pessoal que vai operar o sistema, inclusive dando autonomia para que os próprios funcionários de cada empresa, sob a nossa supervisão, acompanhem a instalação dos equipamentos, para tirar as primeiras dúvidas”, explicou Anderson. Na terceira fase, que deve ocorrer por volta de agosto, é feita a pré-operação através de testes do sistema com o próprio pessoal. E na quarta e última etapa, entre setembro e outubro, acontecerá a operação definitiva do SBE junto aos usuários.

Conforme o diretor-executivo da AETC-JP, Mário Tourinho, entre outras vantagens, como a de ser um dos mais modernos do País, o modelo que está sendo implantado em João Pessoa possibilitará ter uma visão geral do sistema. “As mudanças vão repercutir na melhoria da prestação de serviço como um todo, já que teremos a possibilidade de fazer uma leitura mais precisa de todos os componentes que integram o sistema de transporte, a partir daí, junto com o órgão gestor, traçar diretrizes para que o atendimento aos usuários se torne cada vez mais eficiente”, destacou Mário Tourinho.

Fonte: Secom PB

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