Política

Professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega assumem Reitoria da UFPB

A solenidade de condução da professora Terezinha Domiciano ao cargo de Reitora da UFPB e da professora Mônica Nóbrega ao cargo de Vice-reitora da Instituição, foi realizada na última quinta-feira (14), no Campus de João Pessoa. 

Professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega assumem Reitoria da UFPB

A solenidade de condução da professora Terezinha Domiciano ao cargo de Reitora da UFPB e da professora Mônica Nóbrega ao cargo de Vice-reitora da Instituição, foi realizada na última quinta-feira (14), no Campus de João Pessoa.

A escolha da atual Reitora para a gestão da UFPB pelo quadriênio 2024-2028 foi confirmada após nomeação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 16 de outubro deste ano.

O grupo de dança Imburana abriu as apresentações, seguido do Coral Universitário Gazzi de Sá, do poeta e repentista Oliveira de Panelas e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB).

No início da cerimônia, houve a tradicional Trasladação das Vestes Talares Reitorais, indumentária especial composta pelas seguintes peças: a Beca Preta, usada pelos membros da comunidade acadêmica nas cerimônias; a Samarra Branca, trajada apenas pela Reitora, representando todos os ramos do conhecimento; o Capelo, simbolizando os poderes inerentes à Autoridade Reitoral; e o Colar Reitoral, que confere poder à Reitora pelos seus pares dos Conselhos Superiores da UFPB.

A reitora Terezinha Domiciano, lembrou de sua trajetória acadêmica iniciada no Campus de Bananeiras, na área das Ciências Agrárias e destacou ser a primeira profissional de sua área, a medicina veterinária, e a primeira docente oriunda de um campus fora de sede a chegar à Reitoria da UFPB.

“Inclusive, esta ocupação no cargo de Reitora ocorre tardiamente, ao considerar a importância que os campi fora de sede têm na criação e na consolidação da Universidade Federal da Paraíba. Foi aqui na UFPB onde aprendi a lutar contra o regime autoritário, a construir a travessia democrática e, definitivamente, entender o relevante papel social que a Universidade pode e deve desempenhar para a inserção social e a superação das desigualdades regionais”, observou.

Filha de agricultores que não tiveram a oportunidade de estudar, mas que lutaram incansavelmente para dar educação aos 13 filhos, ela também destacou o valor da educação. Ao falar sobre a importante missão de vida que é assumir a Reitoria da UFPB, Terezinha Domiciano lembrou da garra herdada de sua mãe, referida na música ‘Maria, Maria’, de Milton Nascimento, e também sobre humildade, rememorando uma fala de Dom Hélder Câmara. Para ela, garra e humildade são algumas das virtudes com as quais promete enfrentar os desafios dos próximos 4 anos à frente da UFPB.

“Contem sempre comigo, assim como conto com cada um de vocês para cumprir essa missão que hoje se inicia e que honrarei durante todos os dias da nossa gestão. Por fim, eu queria lembrar do apóstolo da Igreja Católica, Dom Hélder Câmara, que um dia disse: ‘Quem não entende de chão humilde e de pedras duras, se engana pensando que entende as estrelas’. Eu já pisei no chão humilde e pedregoso. Quero agora entender as estrelas”, discursou a nova Reitora Terezinha Domiciano.

Entrega da medalha

Quebrando o rito protocolar, a Deputada Estadual Cida Ramos, que também é docente da UFPB, entregou a medalha Padre Rolim às gestoras máximas da Instituição em nome da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB). A outorga da homenagem, concedida a personalidades que se destacam nas áreas educacional e religiosa, às professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares estaduais em agosto deste ano.

 

Redação com Assessoria UFPB

 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Motoristas de ônibus de João Pessoa decidem entrar em greve

2

Paraíba

‘Carnaval da Paz’ 2025 é lançado em Campina Grande; veja datas de eventos religiosos

3

Paraíba

Condomínio em Cabedelo é multado em R$ 30 mil por ligação irregular de esgoto

4

Paraíba

VÍDEO: cratera se abre em avenida no bairro Pedro Gondim, em João Pessoa

5

Paraíba

Juiz manda bloquear recursos da Prefeitura de Campina Grande para pagamento de vigilantes demitidos