Conhecimento

Professor revela estratégias de preparação para concurso da Polícia Civil da Paraíba

O professor, mestre em Linguística, Erik Anderson, em entrevista ao ClickPB, nesta segunda-feira (27) deu dicas para os interessados em obter bons resultados no certame.

Professor revela estratégias de preparação para concurso da Polícia Civil da Paraíba

Para o professor, que é referência no ensino de cursos preparatórios para concursos, o candidato deve estar preparado para uma prova de português que explora o trio: interpretação textual, coesão e estrutura morfossintática. — Foto:Walla Santos

Quem já está se preparando para um dos concursos mais aguardados, o da Polícia Civil da Paraíba, que terá o edital publicado nesta quarta-feira (29),deve estar atento ao conteúdo que a banca Cebraspe costume aplicar nos certames. O professor, mestre em Linguística, Erik Anderson, em entrevista ao ClickPB, nesta segunda-feira (27) deu dicas para os interessados em obter bons resultados.

“A banca Cebraspe é a mais conhecida, principalmente dentro dos grandes concursos federais. A prova da Paraíba terá as questões de múltipla escolha, cinco alternativas, semelhante ao que foi a Polícia Civil de Pernambuco de 2017. Essa banca faz questão de certo ou errado, não existe isso de ir por eliminação nas questões”, explicou.

Para o professor, que é referência no ensino de cursos preparatórios para concursos, o candidato deve estar preparado para uma prova de português que explora o trio: interpretação textual, coesão e estrutura morfossintática. 

“Língua Portuguesa é garantida na prova e no edital. Essa banca gosta muito do reconhecimento do tipo textual, narrativo, opinativo, literário, entre outros. É uma banca que trabalha com a diversidade ampla de gêneros textuais. Além de mecanismos de coesão textual e estrutura morfossintática que estão certos nessa prova. Os candidatos também deverão estar atentos ao aspecto das funções, sujeitos e objetos, ao valor semântico dos conectivos e as possíveis substituições sem ferir o sentido do texto”, destacou. 

Ainda segundo ele, a banca gosta muito das funções e frases invertidas. “Nossa mente é treinada para ver o sujeito antes do verbo, mas essa banca gosta da inversão da ordem das frases para que o candidato identifique o sujeito deslocado”, disse. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Jovem morre após colisão entre veículos em Santa Rita

2

Paraíba

Alerta: umidade do ar pode ser a mesma do deserto do Saara em 100 cidades da Paraíba

3

Paraíba

‘O Auto da Compadecida 2’ estreia nos cinemas paraibanos; veja horários das sessões

4

Paraíba

Paraíba tem dois trechos de praias impróprios no dia de Natal; saiba onde

5

Paraíba

Missas de Natal são celebradas na Basílica de Nossa Senhora das Neves; confira horários