O coordenador-executivo do Procon Estadual, Odon Bezerra já tem definida as primeiras ações do órgão no ano de 2007. Um trabalho voltado para o atendimento ao turista será posto em prática já na terça-feira (2). “Vamos distribuir cartilhas e panfletos de orientação aos visitantes da nossa Paraíba”, frisou Odon.
Seguindo o ritmo de trabalho de 2006, o coordenador explicou que vai instalar um posto de atendimento no aeroporto Castro Pinto para atender o turista desde o momento da chegada. “Daremos assistência também nos finais de semana na sede da PBTUR”, disse.
Segundo Odon, três casos envolvendo turistas chegaram ao órgão na semana passada. “Teve um pessoal de Belo Horizonte que teve o horário de vôo antecipado”, destacou. Os outros dois casos também foram de remarcação de vôos, mas todos foram solucionados pelo Procon.
Lei da precificação
No próximo dia 11, Odon vai se reunir com representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), restaurantes e supermercados para discutir a lei que entrou em vigor desde o dia 20 de dezembro. A tal lei exige a pronta visualização do preço através da impressão na embalagem.
Odon explica que a partir do dia 12, o órgão vai fiscalizar de forma punitiva nos estabelecimentos comerciais. “Vamos averiguar se a lei está sendo cumprida de forma correta”, disse. No caso de utilização do código de barras, os fornecedores deverão disponibilizar, na área de vendas, para consulta de preços pelo consumidor, equipamentos de leitura ótica em perfeito estado de funcionamento.
Educação para o Consumo
Outro objetivo do Procon será estender a gincana de Educação para o Consumo (realizada em João Pessoa) para outros municípios do Estado. Segundo Odon, o projeto já foi aprovado pelo Governo Federal.
O Sistema Nacional de Informatização de Defesa do Consumidor (Sindec) deve ser estendido aos Procons municipais para maior eficácia do trabalho dos órgãos. “O município de Bananeiras deve ser o primeiro a receber as instalações”, finalizou.
Valéria Sinésio
ClickPB