Após o período das compras natalinas, o comércio se prepara para a troca de presentes. No entanto, é preciso que o consumidor atente para alguns detalhes que são indispensáveis na hora da troca. De acordo com o coordenador-executivo do Procon Estadual, Odon Bezerra, o cliente não deve tirar a etiqueta do produto comprado, pois essa é a maior garantia.
Outro alerta de Odon foi para o prazo fixado para a troca. “O Código do Consumidor não regulamenta nenhum prazo para que o estabelecimento efetue a troca de um produto”, explicou. Porém, a loja deve cumprir com o prazo estabelecido entre ambos na hora da compra.
“O Código garante que o produto seja trocado em caso de defeito, mas não estabelece regras para troca apenas porque a pessoa não gostou do produto”, disse. O coordenador destacou ainda a importância da nota fiscal e lembrou que o consumidor deve ter cuidado para os gastos nessa época do ano.
Segundo Odon, as reclamações são crescentes nos meses de janeiro e fevereiro quando os consumidores procuram o órgão para resolver questões referentes á dívidas nos cartões e crediários durante o Natal. “A inadimplência faz com que os consumidores procurem o Procon devido os altos juros cobrados nas faturas”, disse.
O coordenador informou que duas pesquisas devem sair até a segunda semana de janeiro. “Estamos preparando uma pesquisa de material escolar e outra de mensalidades”, finalizou.
Valéria Sinésio
ClickPB