Nesta sexta-feira (5) será registrado o primeiro nascimento de tartarugas marinhas do ano na Paraíba. Os ovos de 15 ninhos monitorados pela Associação Guajiru devem eclodir hoje. O horário é determinado através de estudos e está previsto para o final da tarde. A soltura deve ocorrer às 16h30, quando o sol está mais ameno.
Já às 15h30, haverá palestras de conscientização no local. Para quem quiser acompanhar, o local do nascimento é a Avenida Oceano Atlântico, em Intermares, 50m sul do bar do surfista) e em frente à escolinha de surfe do Johnson.
A associação monitora mais de 13 km de praia, nas áreas de maior ocorrência de desova de tartarugas marinhas, visando localizar e proteger os ninhos para garantir que os filhotes cheguem ao mar em segurança.
Desde 2002, o trabalho tem por objetivo evitar os efeitos nocivos da urbanização nas áreas de maior presença de ninhos das tartarugas. Devido à iluminação artificial inadequada, os filhotes, que deveriam se orientar através do brilho da espuma das ondas e da lua para chegar ao oceano, se desorientam em direção contrária ao mar e podem, consequentemente, vir a óbito desidratados, predados ou atropelados.