Paraíba

Presídios da Paraíba servem de modelo para o Rio Grande do Norte

O secretário de Justiça do Rio Grande do Norte, Leonardo Arruda Câmara,visitou nesta terça-feira (23) os dois novos presídios construídos pelo Governo do Estado

O secretário de Justiça do Rio Grande do Norte, Leonardo Arruda Câmara,visitou nesta terça-feira (23) os dois novos presídios construídos pelo Governo do Estado em Jacarapé, em João Pessoa. Acompanhado do secretário Pedro Adelson, da Administração Penitenciária, Leonardo Câmara ficou impressionado com a estrutura das duas unidades.

O secretário Pedro Adelson percorreu todas as dependências dos presídios PB I e PB II. As unidades terão segurança reforçada, a partir de uma construção feita toda de concreto armado. Além disso, os presídios têm uma passarela sobre os muros laterais para possibilitar o controle da segurança por parte dos policiais militares e dos agentes. Os alicerces têm mais de quatro metros de profundidade, com uma camada de aço com ferro e concreto armado, o que impede a abertura de túneis nesses presídios.

O secretário Leonardo Arruda revelou que o governo do Rio Grande do Norte vai construir novas unidades e sua vinda à Paraíba tem como objetivo conhecer as estruturas dos presídios no estado para que o Rio Grande do Norte possa ter uma sistema de segurança idêntico. Um arquiteto da Secretaria de Justiça do Rio Grande do Norte acompanhou os secretários e fotografou alguns dos compartimentos do PB I e PB II para que sirvam de modelo nas unidades a serem construídas pelo governo potiguar. 

As obras em João Pessoa e em outras cidades da Paraíba aumenta para 18 o número de presídios no Estado. A construção dos seis novos presídios tem um custo de R$ 10 milhões, sendo que 80% são recursos do Ministério da Justiça e o restante é a contrapartida do Estado.

Segundo o secretário da Administração Penitenciária, Pedro Adelson, serão inaugurados dois presídios em João Pessoa( PB I e PB II, em Jacarapé) um em Campina Grande, um em Catolé do Rocha, um em Patos e outro em Cajazeiras. De acordo com o projeto, os presídios da Capital terão 300 vagas cada um, o de Campina 250, o de Catolé 150, o de Cajazeiras 150 e em Patos serão abertas 200 novas vagas. **

da redação
Clickpb

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Presidente do TJPB revela episódio de racismo e já teve que provar a atendente de banco que era juiz para sacar pagamento

2

Paraíba

Feriado da Consciência Negra: confira o que fazer em João Pessoa e Campina Grande

3

Paraíba

Trio da Consolação, com padre Sandro Santos, anima Festa da Penha 2024 em João Pessoa

4

Paraíba

Fazendeiro é condenado a pagar R$ 24,2 mil por dano moral coletivo após desmatar vegetação de Caatinga na Paraíba

5

Paraíba

Hervázio Bezerra prevê Cícero Lucena à frente da articulação na majoritária das eleições 2026: “saiu fortalecido com reeleição”