O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, adiou a sessão do Congresso convocada para a tarde desta terça-feira (18) na qual deveria ser lido o requerimento de instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos criminosos de 8 de janeiro.
A CPMI – Comissão Parlamentar Mista de Inquérito- conjunta do Senado e da Câmara – para investigar os fatos ocorridos com as invasões dos prédios do Palácio da Alvorada, do Congresso e do STF, já tem número suficiente de assinaturas de deputados federais e senadores para investigar o que está escondido nos fatos do dia 8 de janeiro.
A maioria dos parlamentares paraibanos, entre eles, o senador Efraim filho (União Brasil) – e os deputados federais Cabo Gilberto Silva e Welington Roberto ( ambos do PL), assinaram o requerimento com pedido de instalação da CPMI.
Para justificar o adiamento, houve um pedido de deputados da base aliada para que a sessão fosse adiada sob o argumento de que a Comissão Mista de Orçamento analisasse o piso da enfermagem.
Até sexta-feira, o pedido da CPMI articulado pela oposição tinha mais que o número mínimo de assinaturas necessárias para sua instalação. Havia 193 deputados 37 senadores assinando, sendo que são necessários 171 deputados e 27 senadores.