A vereadora Raissa Lacerda (PSB) decidiu desistir da candidatura à reeleição em João Pessoa e assinou pedido de renúncia nesta quinta-feira (26). A informação foi confirmada pelo ClickPB junto ao advogado que é responsável pela defesa da vereadora junto à Justiça Eleitoral. Apesar da renúncia da candidatura, Raissa segue com o cargo de vereadora na Câmara Municipal de João Pessoa.
Raissa Lacerda foi presa pela Polícia Federal no âmbito da Operação Território Livre na última quinta-feira (19). Atualmente a vereadora está detida na Penitenciária Júlia Maranhão, em João Pessoa. Ela é investigada por supostamente atuar com aliciamento violento de eleitores.
Como apurou o ClickPB junto ao advogado Johnson Abrantes, a decisão pela renúncia foi tomada por Raissa Lacerda em comum acordo com seu marido, Roberto, e seu pai, José Lacerda. Segundo verificou o ClickPB, a documentação já foi protocolada junto à Justiça Eleitoral, que deve concluir os trâmites de renúncia.
Como acompanhou o ClickPB, a renúncia de Raissa Lacerda à disputa em 2024 já estava sendo estudada desde o início da semana.
Desde sua prisão, a defesa de Raissa Lacerda tenta reverter a situação e conseguir pelo menos uma prisão domiciliar. Os pedidos de habeas corpus foram negados e a vereadora segue em prisão preventiva.
Até o momento de publicação desta matéria o PSB ainda não se manifestou sobre o pedido de renúncia de candidatura feito por Raissa Lacerda.
Confira a carta de renúncia assinada por Raissa Lacerda obtida em primeira mão pelo ClickPB:
Quem é Raissa Lacerda?
Raissa Gomes Lacerda Rodrigues de Aquino tem 51 anos e atualmente é vereadora na capital paraibana. Filha do ex-vice-governador José Lacerda Neto, ela foi eleita pela primeira vez em 2008, pelo antigo DEM, com 5.673 votos.
Em 2012 foi reeleita, com 4.575 votos, pelo PSD. No ano de 2016 ela conquistou um novo mandado de vereadora, com 4.382 votos, também pelo PSD.
Em 2020, Lacerda obteve 3.926 votos ao se candidatar a reeleição pelo Avante, porém não conseguiu um novo mandato. Em 2021 foi nomeada secretária executiva de Direitos Humanos do municípios de João Pessoa.
Como trouxe o ClickPB, em 2023 Raissa se afastou do cargo e assumiu uma vaga de suplente na Câmara de João Pessoa (CMJP) por 121 dias. Em junho de 2024, Lacerda retorna à CMJP após a morte do então vereador Professor Gabriel, em meio a um imbróglio jurídico.
Leia mais no ClickPB:
- Juíza afirma que Raissa Lacerda tem condições físicas e mentais e nega pedido de prisão domiciliar
- Vereadora presa: José Lacerda diz que candidatura de Raissa permanece, a não ser que surja “fato novo”
- Defesa diz que irá recorrer ao TSE para reverter prisão de Raissa Lacerda
- Veja documento: defesa de Raissa Lacerda solicita informações sobre condições da cela e prisão da vereadora
- Por unanimidade, TRE-PB nega habeas corpus e mantém prisão da vereadora Raissa Lacerda
- Em audiência de custódia, justiça mantém prisão de Raissa Lacerda e outras presas na Operação Território Livre
- “Mentira cavilosa”: em carta, Raissa Lacerda nega acusações que a levaram a prisão e diz que não há provas contra ela
- Após prisão pela Polícia Federal, Raissa Lacerda diz que está sendo vítima de “ardilosa perseguição eleitoral”
- Além de Raissa Lacerda, Polícia Federal também prende articuladoras nos bairros Alto do Mateus e São José
- Vereadora Raissa Lacerda é presa pela Polícia Federal