A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vai sortear, na tarde desta terça-feira (19), a localização dos comerciantes que irão ocupar os 42 boxes do Centro Popular de Serviços (CPS), que vai funcionar na Rua Frutuoso Barbosa, no Centro da Capital. O sorteio acontecerá no auditório do Paço Municipal, a partir das 14h, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). O evento contará com a participação de representantes do Banco do Brasil, instituição que financiará a aquisição dos boxes.
Estão aptos ao sorteio os comerciantes ambulantes cadastrados na Prefeitura e que comercializavam na própria Rua Frutuoso Barbosa e em vias próximas ao local. Para o presidente do Sindicato dos Ambulantes, Juarez Marques, a escolha do sorteio como critério para definir o local em cada comerciante ficará instalado é a mais democrática e transparente, pois evita que algumas pessoas sejam beneficiadas injustamente. "O local é ideal. Todos ficaram satisfeitos com o projeto", comentou.
Para a construção do Centro, a Prefeitura adquiriu dois terrenos. O investimento na obra está estimado em R$ 250 mil, entre recursos próprios para a edificação e empréstimos bancários aos trabalhadores. O Governo Municipal entra com 50% dos recursos do empreendimento e o Banco do Brasil financiará a outra metade para os trabalhadores, na construção dos boxes.
O CPS – As obras do Centro Popular de Serviço começaram no mês de setembro e a previsão da Prefeitura, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ivan Burity, é que o prédio seja inaugurado no final do mês de janeiro.
O empreendimento ocupará uma área aproximada de 483 metros quadrados, com espaço para instalação de 42 boxes, destinados a amoladores, sapateiros, relojoeiros, chaveiros, além de duas lanchonetes. No local, haverá ainda duas baterias de banheiros – sendo divididas em masculino, feminino e voltadas também a portadores de necessidades especiais.
Os boxes terão dimensões diferentes. Serão dez deles com quatro metros quadrados ; 14 com 3,40; 16 terão 2,17 e dois com oito metros quadrados, onde ficarão as lanchonetes. O projeto foi elaborado pela Secretaria de Planejamento (Seplan).
Secom-JP