A Prefeitura Municipal (PMJP) e a Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) realizam na manhã desta quarta-feira (17), uma explanação geral para a imprensa e empresas convidadas sobre o Passe Legal, cartão inteligente utilizado no novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), adotado nos ônibus coletivos da cidade. O evento acontecerá, a partir das 8h, na Sonho Doce Recepções, em Tambiá, e contará com a presença de empresários de vários setores, que foram especialmente convidados para o evento.
A programação do encontro prevê uma palestra, a ser proferida pelo consultor e professor Gonçalo Pontes Júnior, que demonstrará as vantagens da utilização do Passe Legal dentro do contexto das novas tecnologias e das mudanças globais. "O cartão inteligente substitui o vale-transporte de papel, facilitando e democratizando ainda mais o uso do transporte coletivo, especialmente pelos funcionários de empresas, garantindo todos os direitos dos passageiros e tornando o transporte mais seguro e confiável", destacou o diretor-executivo da AETC-JP, Mário Tourinho.
Cadastro e recarga – Ele lembrou também que os cartões já estão disponíveis no posto central da Associação, para todos os usuários que pagam tarifa inteira. O primeiro cartão, segundo ele, é gratuito mediante a realização de um cadastro e de uma recarga mínima de R$ 16,00 (equivalente a dez passagens), e o passageiro poderá adquirir a quantidade de créditos que precisar, valendo a mesma regra para os clientes pessoa jurídica, que também já podem procurar a AETC-JP e aderir ao novo sistema em substituição à compra dos vales-transportes de papel tradicionais.
Para efetuar o cadastramento, que está sendo feito em dois guichês exclusivos da sede da Associação, na Rua Treze de Maio, Centro, os interessados devem apresentar a identidade ou CPF (originais ou cópias) e comprovante de residência. Entre os benefícios oferecidos através do SBE está a facilidade de efetuar a recarga dos cartões no interior do próprio ônibus pelo passageiro. Além disso, em caso de extravio do bilhete eletrônico, os créditos não são perdidos, já que o usuário cadastrado na AETC-JP pode resgatá-los, adquirindo uma segunda via do cartão. A segunda via do cartão, no entanto, custa R$ 6,40.
News