A Prefeitura de Santa Rita vai gastar R$ 827,4 mil para comprar uma estátua de 15 metros da padroeira da cidade, Santa Rita de Cássia. O gasto foi confirmado após o ClickPB ter acesso ao contrato 058/2023, firmado entre a Prefeitura e o artista Jurandir de Oliveira Maciel.
Conforme verificado pelo ClickPB, o contrato firmado entre a Prefeitura e o artista ocorreu sem exigência de licitação. A escultura vai ser feita em alumínio escovado fundido e escovado.
O contrato cita sete discriminações, todas custando R$ 118,2 mil: modelagem no tamanho de 15 metros de altura; formas de areia refratárias de fundição; fundição em alumínio das dez partes; montagem de checagem no atelier; escovação das partes fundidas do monumento; equipamentos para auxiliar na montagem do atelier; e desmontagem de todas as partes para transporte.
Santa Rita de Cássia também é homenageada no município de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. No local, a santa tem uma estátua de 42 metros, feita em concreto, sendo considerada a estátua sacra mais alta do mundo, superando do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 38 metros.
O contrato visto pelo ClickPB cita que os preços estabelecidos são irreajustáveis por um ano e que a entrega da estátua pode ser feita até o dia 3 de abril de 2024. Veja o contrato abaixo.