O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), deve anunciar em breve o cancelamento do Réveillon na cidade e isolar a orla da capital da mesma forma que ocorreu no ano passado.
A informação foi divulgada em primeira mão pelo jornalista Clilson Júnior no programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, nesta segunda-feira (29).
A decisão é uma reviravolta no planejamento da prefeitura que havia garantido a realização das festas de ano novo de forma descentralizada e foi motivada pela preocupação do surgimento da nova variante do coronavírus “ômicron”.
Além de João Pessoa, Cabedelo e Cajazeiras, no sertão do estado, já confirmaram o cancelamento do Réveillon. As demais prefeituras da Região Metropolitana da capital (Bayeux, Santa Rita e Conde) ainda não se manifestaram sobre a realização de festas durante a passagem de ano.
Nova variante
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a variante representa um risco muito elevado para o planeta e alertou que ainda há um desconhecimento sobre o real perigo que ela possa apresentar, embora não tenha havido nenhuma morte associada até o momento.
“Dadas as mutações que poderiam conferir a capacidade de escapar de uma resposta imune e dar-lhe uma vantagem em termos de transmissibilidade, a probabilidade de que a ômicron se propague pelo mundo é elevada”, afirmou a organização.
Todos os continentes já registram casos confirmados da ômicron. Ao todo, são 15 países com a nova variante: África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Botsuana, Canadá, Dinamarca, Holanda, Honk Kong, Israel, Itália, Portugal, Reino Unido e República Tcheca.