Paraíba

Prefeitura de Bayeux inaugura este mês o III Sopão Solidário e assegur

None

Desde o ano passado, a Prefeitura Municipal de Bayeux, através da Secretaria do Trabalho e Ação Social – Setras vem realizando um trabalho humanitário que tem o propósito de elevar os índices nutricionais de alimentação das famílias carentes da cidade. Trata-se do projeto “Sopão Solidário”, que está garantindo toda quinta-feira e sexta-feira, a partir das 17h00, a refeição de 3.500 pessoas das comunidades do Rio do Meio e do Comercial Norte. Ainda este mês, o prefeito Jota Júnior inaugurará a III unidade, no bairro do Baralho. Esse ponto distribuirá toda segunda-feira, no horário tradicional, mais 2.000 mil refeições, o que resultará num total de 5.500 pessoas beneficiadas no município.

De acordo com o prefeito Jota Júnior, desde o ano passado esse projeto vem tendo atenção especial da equipe da Setras e ainda não foi ampliado devido às limitações da Prefeitura que, até o momento, só conseguiu disponibilizar recursos para garantir a distribuição do sopão, uma vez por semana, nessas primeiras comunidades. “O projeto deverá ser estendido para mais sete áreas, somando um total de 10 bairros carentes de Bayeux. A meta é atender cerca de vinte mil pessoas em todo o município, o equivalente a duas mil famílias, no decorrer deste ano, com pontos de distribuição em várias comunidades”, disse o prefeito de Bayeux.

Segundo a gerente de distribuição do Sopão Comunitário, Eliane de Almeida, uma equipe de funcionários da Setras, que também é responsável pelo desempenho do Programa Fome Zero em Bayeux, vem acompanhando todo o projeto, desde o preparo até a distribuição do Sopão em cada localidade. “Para evitar riscos nutricionais, o cardápio foi selecionado e acompanhado por uma equipe de nutricionistas da Setras”, explica a gerente de distribuição. O sopão é preparado com legumes e verduras, macarrão e de carne bovina. Eliane lembrou, também, que a equipe de 10 cozinheiras foi capacitada no ano passado, dentro do Programa Cozinha Brasil, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, através de instrutores do Sesi e Fiep.

Conforme a secretária da Setras, Madalena de Araújo, a iniciativa visa combater a fome e atender as famílias que se encontram em riscos de desnutrição. Ela lembrou que a Prefeitura está desenvolvendo uma campanha de adesão solidária de empresários e comerciantes da cidade. “A idéia é estabelecer parcerias que garantam a permanência do programa, atendendo um número cada vez maior de pessoas”, acrescentou. No momento, alguns comerciantes do Mercado Público de Bayeux vêm contribuindo com a doação de produtos para o preparo do Sopão Solidário.

Cadastros

A secretária da Setras informa, ainda, que para se cadastrar no projeto e ter direito à senha de distribuição é preciso que o interessado procure o Programa de Atenção Integral as Famílias ou ainda as Associações de Moradores. “Os nomes cadastrados passam por uma triagem que é realizada por uma equipe de assistentes sociais da Setras. O resultado sai em poucos dias e pode ser obtido na própria Secretaria”, disse Madalena Araújo. Ela justifica a necessidade desse processo em função da Prefeitura não dispor de muitos recursos e de preservar quem realmente precisa do alimento.

Fonte:

News – Assessoria & Comunicação

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Criança de quatro anos morre depois de cair do 3º andar de prédio em Campina Grande

2

Paraíba

Sine-PB oferta mais de 880 vagas de emprego em nove municípios paraibanos

3

Paraíba

Ciclistas fazem protesto em João Pessoa após atropelamento e morte na faixa preferencial

4

Paraíba

Preço da gasolina dispara e o litro já é vendido a R$ 6,19 nos postos da Grande João Pessoa

5

Paraíba

Litoral da Paraíba tem 4 trechos de praia impróprios para banho; veja que locais deve evitar