Postes de alta tensão estão sendo instalados nos bairros da Torre e Castelo Branco, nas últimas semanas, em João Pessoa. Conforme informações obtidas pelo ClickPB, em contato com a assessoria da Energisa, a mudança dos equipamentos compõe a infraestrutura de ampliação da capacidade de fornecimento de energia para a Paraíba, incluindo a subestação da UFPB e seu entono.
“A obra faz parte do plano de investimentos da Energisa para 2024, segue as normas técnicas e de segurança estabelecidas para a construção de redes de 69kV em áreas urbanas e os parâmetros estabelecidos pela Comissão Internacional de Proteção Contra Radiação Não Ionizante – ICNIRP. Além disso, a obra possui todas as licenças necessárias, estando totalmente regularizada”, destacou a empresa.
As instalações chamaram atenção de moradores pela diferença entre os postes antigos, que são bem menores. Já os novos, possuem estrutura maior e chegam a ser gigantes, como também possuem capacidade energética ampliada.
Além disso, sobre os riscos enquanto ao efeito corona, um fenômeno que ocorre devido à ionização do ar ao redor de um condutor elétrico, a empresa esclareceu que as instalações seguem “os parâmetros estabelecidos pela Comissão Internacional de Proteção Contra Radiação Não Ionizante – ICNIRP”, descartando qualquer risco e reforçando o investimento na qualidade da energia que chega até a população.