
A reforma e ampliação do Porto de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa, deverá ocorrer no dia 05 de maio. A informação foi detalhada nesta quinta-feira (10), pelo presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa.
Em encontro com a imprensa, o gestor detalhou que ao longo dos últimos dois anos foram investidos mais de R$ 300 milhões no equipamento, que completa 90 anos em 2025.

A inauguração da modernização do Porto deverá contar com a presença do governador João Azevedo (PSB), do ministro Silvio Costa (Republicanos), do presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos) e também de outras autoridades, como observou o ClickPB.
“Esperamos nesse novo porto de Cabedelo, que completou 90 anos em janeiro do ano passado, um novo ciclo para o estado da Paraíba. O Governador João Azevêdo acreditou nas prospecções que fizemos de que iríamos transformar o antigo Porto de Cabedelo no principal vetor de desenvolvimento regional e concebendo essa tese que passamos as diversas reuniões com o governador João, o governo do estado da Paraíba injetou aqui cerca de R$ 300 milhões de reais, fora mais R$ 100 milhões que estarão vindo para obras ainda este ano”, disse Barbosa em entrevista à imprensa.
Estrutura do Porto
Segundo a Companhia Docas, o Porto de Cabedelo tem uma área de 55 mil m², com diversos armazéns, área administrativa e áreas de convivência. Segundo o Governo do Estado, entre as últimas melhorias, estão a requalificação de armazéns e ampliação do prédio da sede administrativa do porto.
A sede passou a contar com amplo refeitório, academia e áreas de descanso. Além disso deverá ser construído um auditório para mais de 150 pessoas. O equipamento deverá ter licitação publicada na próxima semana, segundo o presidente da Docas, Ricardo Barbosa.
Durante as obras de modernização do Porto, também foram realizadas melhorias no sistema de drenagem do local. Conforme apurou a reportagem, anteriormente era comum o local passar a ficar com diversas poças d’água em meio ás chuvas.
O investimento nesta área foi de R$ 20 milhões e retirou, por exemplo, galerias irregulares que lançavam esgoto no estuário do Rio Paraíba.

Segundo semestre
A Companhia Docas espera que no segundo semestre ocorra um grande volume de operações no equipamento. “A gente trabalha para o segundo semestre uma perspectiva de um grande volume de operações, estamos batendo recordes, atrás de recordes, mas que ainda são muito pequenos diante dos cenários que se apresenta, que se emoldura para os próximos meses e para os próximos anos”, falou Ricardo.
Conforme ele, tais mudanças no local portuário são de médio a longa prazo. “A gente tá conseguindo acelerar esse crescimento. O porto tem hoje um respeito nacional”, frisou. Entre os pontos destacados para isso está por exemplo a questão ambiental.
“Nós temos o porto público de melhor política de sustentabilidade, com operação daqui a poucos dias com energia fotovoltaica, com estação de tratamento de água de esgoto, de resíduos, operacionais”, disse.

Cabotagem de contêiner
O principal objetivo atual da gestão do porto é fazer com que o local passe a ser considerado o maior do Nordeste em rota de cabotagem de contêiner. Segundo Ricardo Barbosa, trata-se de um desafio difícil, mas que deverá ser vencido.
“A gente quer se transformar numa rota de cabotagem para que com a eficiência que nós temos, com a estrutura que nós montamos que é a mais moderna dos pequenos e médios portos do Brasil, que a gente possa consolidar essa roda e com isso triplicar ou quadruplicar o número de navios aqui”, falou.
Atualmente o porto tem um canal de 11 metros e pode receber navios de até 55 mil toneladas. Ele recebe de 9 a 13 navios por mês. A previsão é que o porto passe a receber de 25 a 30 navios mês com novos contêineres. Em março, o local bateu recorde de cargas em toda sua história, recebendo 172 mil toneladas.
O maior número de navios que passa pelo porto transporta combustíveis, em média três por mês.