Opinião

Por que os advogados devem ser contra a partidarização da OAB/PB: um alerta crítico

Penso que a credibilidade da Ordem é fundamental para que ela exerça eficazmente sua função de fiscalizar o exercício da advocacia e promover o acesso à justiça.

advogados

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem um papel crucial na defesa dos direitos e na manutenção da justiça no país. No entanto, quando essa instituição se torna alvo de partidarização, os advogados têm motivos sérios para preocupação. Na Paraíba, a discussão sobre a possível partidarização da OAB local tem despertado debates acalorados. Aqui, exploraremos os motivos pelos quais os advogados devem estar firmemente contra esse fenômeno.

A OAB, como órgão representativo dos advogados, deve permanecer independente de interesses político-partidários. A partidarização comprometeria sua imparcialidade e minaria sua capacidade de agir em defesa dos direitos fundamentais e do estado de direito.

Penso que a credibilidade da Ordem é fundamental para que ela exerça eficazmente sua função de fiscalizar o exercício da advocacia e promover o acesso à justiça. Qualquer sinal de partidarização minaria essa credibilidade, colocando em xeque sua capacidade de representar de forma imparcial os interesses da sociedade e dos advogados.

Nossa seccional da OAB deve ser uma instituição democrática, onde todas as vozes são ouvidas e respeitadas. A partidarização poderia criar divisões internas baseadas em filiações políticas, minando a coesão e a eficácia da instituição.

No meu íntimo e penso que de todos os colegas, advocacia é uma profissão pautada por princípios éticos e morais. A partidarização da OAB poderia comprometer esses princípios, levando a conflitos de interesse e ações que não estejam alinhadas com a ética profissional.

Fora tudo isso, a OAB tem um papel fundamental na proteção dos direitos individuais e coletivos dos cidadãos. Qualquer interferência partidária poderia distorcer essa missão, priorizando interesses políticos em detrimento dos direitos fundamentais.

Em um momento em que a defesa do estado de direito e dos princípios democráticos é mais importante do que nunca, os advogados devem permanecer vigilantes e unidos contra qualquer tentativa de partidarização da OAB. A independência, a imparcialidade e a credibilidade da instituição estão em jogo, e cabe a todos os advogados defender esses valores fundamentais.

*Por Leandro Carvalho

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Quase 20 açudes sangram na Paraíba e 18 estão em situação crítica; reservatório em Desterro está seco

2

Paraíba

João Pessoa: Festa das Neves começa amanhã com missa e show de Reginaldo Manzotti

3

Paraíba

Morre aos 88 anos o xilogravurista pernambucano J. Borges

4

Paraíba

VÍDEO: Tauá Resort com 1200 apartamentos, no Polo Cabo Branco, tem obras avançadas e deve ser inaugurado em 2025

5

Paraíba

MP investiga excesso de servidores temporários na prefeitura de Alcantil