A Polícia Militar fechou o balanço do 1º turno das Eleições Municipais 2024 com 121 ocorrências, sendo 83 de crimes eleitorais e 38 vinculadas ao pleito na Paraíba. A operação Voto Seguro teve início na quarta-feira (2) e foi realizada até a noite do domingo (6).
Conforme observou o ClickPB, 115 pessoas conduzidas para as delegacias no estado. Entre as principais infrações à lei eleitoral constatadas estavam compra de votos, violação do sigilo do voto, propaganda eleitoral irregular, transporte de eleitores, entre outros.
De acordo com a Polícia Militar não foram registradas ocorrências graves.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca informou que o planejamento para o segundo turno já teve início. “Já começamos o planejamento para o 2º turno das eleições em João Pessoa e em Campina Grande, mas acreditamos que assim como foi esse primeiro dia, no próximo 27 de outubro nós teremos uma eleição tranquila nessas duas cidades”, destacou o comandante-geral da PM, o coronel Sérgio Fonseca.
Operação Voto Seguro
A Operação Voto Seguro 2024 envolveu mais de nove mil policiais militares, reforçando a segurança nas 68 zonas eleitorais e em mais de 1800 locais de votação.
As ações da PM ocorreram com apoio das demais Forças de Segurança, Exército Brasileiro e da Justiça Eleitoral.