Ação

PF deflagra operação contra grupo ligado ao tráfico de drogas e cumpre 18 mandados em órgãos públicos de JP

Uma nova operação foi deflagrada pela PF na Paraíba. Órgãos públicos estiveram entre os alvos.

Polícia Federal, carro de luxo, paraíba operação

Imagem ilustrativa (Foto: Agência Brasil)

Uma nova operação foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (03) na Paraíba. Segundo as informações obtidas pelo Portal ClickPB a PF está cumprindo mandados em João Pessoa.

A ‘operação Mandare’ tem por objetivo desarticular e aprofundar a coleta de elementos de prova acerca de um grupo criminoso que atua em João Pessoa e na região metropolitana. Entre os alvos, estiveram órgãos públicos.

Segundo a PF, a investigação teve início após se observar a intensa movimentação financeira do grupo investigado, uma vez que valeria de pessoas interpostas para operacionalizar valores referentes às atividades criminosas, especialmente o tráfico de drogas.

Estão sendo cumpridos 18 mandados judiciais, sendo 7 de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, além do bloqueio em contas bancárias.

No decorrer da investigação, com o seu aprofundamento, foi observado que um preso do sistema penitenciário estadual, o qual tem posição de liderança em organização criminosa, articulou a obtenção de vantagens em órgão público, notadamente cargos, em contrapartida a apoio que dá a agentes públicos para adentrarem em comunidades controladas ou que sofrem forte influência do crime.

Cumprimento de mandados em órgãos públicos

Ao menos três órgãos ligados à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estiveram entre os alvos dos mandados já cumpridos pela Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira (03) durante a operação Mandare.

De acordo com as informações obtidas pela reportagem, e confirmadas pela Polícia Federal, equipes estiveram hoje (03) na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na Secretária de Direitos Humanos e Cidadania (SEDHUC) e na Empresa de Limpeza Urbana da capital (EMLUR).

Mais detalhes

Cerca de 44 policiais federais e 40 policiais militares participam das diligências.

Segundo a PF, a ação teve o apoio de dados de inteligência e de análise fornecidos pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Paraíba, a qual é composta pela Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais – SENAPPEN, Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba e Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba.

Esta semana a Polícia Federal deflagrou, na última terça-feira (30/04) uma outra operação, que teve como foco fraudes em uma prefeitura do Agreste paraibano.

Resposta da Prefeitura de João Pessoa

Em nota, a Prefeitura de João Pessoa declarou que se coloca à disposição e condena qualquer tipo de ato ilítico. Confira na íntegra:

A Prefeitura de João Pessoa vem a público esclarecer, em virtude de operação realizada pela Polícia Federal na manhã de hoje (03) nas Secretarias de Saúde, Direitos Humanos e Cidadania e na Autarquia de Limpeza Urbana de João Pessoa, que se coloca à disposição para cooperar integralmente com as investigações.

O Poder Executivo Municipal reitera que condena veementemente qualquer tipo de ato ilícito e que determinou a instauração de procedimento administrativo para apurar a responsabilidade dos servidores citados na investigação.

Prefeitura Municipal de João Pessoa

 

 

*com informações de Polícia Federal.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Após revitalização, Conventinho é reinaugurado em João Pessoa

2

Paraíba

Ônibus circulam de graça neste sábado em Campina Grande, anuncia Prefeitura

3

Paraíba

João Azevêdo assina autorização para construção de resort, parque temático e shopping aberto no Polo Turístico Cabo Branco: “Uma obra revolucionária”

4

Paraíba

Paraíba tem três trechos de praia impróprios para banho neste fim de semana; veja locais

5

Paraíba

Prefeitura de Princesa Isabel gasta quase R$ 1 milhão com shows para festa de emancipação