Economia

“Plano real só funcionou devido ao conjunto de políticas adotadas”, diz economista sobre 30 anos da moeda brasileira

Antes do Plano Real, o Brasil testou 6 planos de estabilização econômica antes da implementação da moeda atual. No ano de sua criação, a inflação chegou a alcançar 80% ao mês, enquanto o país registrava aumento da dívida externa.

"Plano real só funcionou devido ao conjunto de políticas adotadas", diz economista sobre 30 anos da moeda brasileira

Cássio da Nóbrega Besarria (Foto: divulgação/UFPB)

Um conjunto de políticas econômicas adotadas durante o lançamento do Plano Real foi o que fez a moeda brasileira chegar aos 30 anos. Assim refletiu o professor Cássio da Nóbrega Besarria, do Departamento de Economia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta segunda-feira (1), aniversário do Plano Real.

De acordo com o economista, a política adotada não ficou limitada apenas a adoção de uma nova moeda, entre elas estavam o congelamento de preços, indexador financeiro, embargo de poupanças, entre outros instrumentos para tentar estabilizar a economia naquela época.

Entre os presidentes que tentaram, José Sarney (PMDB) implementou 4 dos 6 projetos, já Fernando Collor (PRD) conseguiu implementar 2, após essas tentativas no dia 1º de julho de 1994, foi implementado o Plano Real, sob gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

“O plano real foi uma tentativa de controlar a inflação. Esse plano não ficou limitado simplesmente a uma nova moeda. Foi um conjunto de fatores que fez o plano real atingir seu objetivo”, disse como acompanhou o ClickPB.

Antes do Plano Real, o Brasil testou 6 planos de estabilização econômica antes da implementação da moeda atual. No ano de sua criação, a inflação chegou a alcançar 80% ao mês, enquanto o país registrava aumento da dívida externa.

O economista Cássio da Nóbrega é docente da UFPB desde 2015, possui graduação e mestrado em Economia pela UFPB, e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (Pimes) da Universidade Federal de Pernambuco. É coordenador do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional – LABIMEC e ocupou, até novembro de 2021, a função de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), da UFPB. Atua em pesquisas nas áreas de macroeconomia, finanças, econometria e economia internacional.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

São João Band Nordeste celebra tradição e cultura em Campina Grande e Caruaru

2

Paraíba

Procurador explica pensões para ex-governadores da Paraíba; João Azevêdo não vai receber benefício

3

Paraíba

Procurador confirma saída da PGE e vai disputar lista sêxtupla da OAB para vaga de desembargador no TJPB

4

Paraíba

Ministro Silvio Almeida lança programa e diz que Paraíba vai ampliar investimentos para pessoas com deficiência

5

Paraíba

Servidores do INSS confirmam paralização nesta quarta-feira em todo o Brasil