O professor José Maria Barbosa Filho, membro do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LTF) da Universidade Federal da Paraíba foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico. A admissão e comenda que é concedida às personalidades nacionais e estrangeiras por suas contribuições à Ciência e Tecnologia foi publicada através de decreto do Presidente da República, Luiz Inácio Lua da Silva, publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 17 de novembro.
Até agora não foi definida a data da entrega da comenda (diploma e medalha) ao professor José Maria Barbosa Filho. Ele, junto com mais nove pesquisadores e cientistas brasileiros, receberá o prêmio na área de Ciências Biológicas das mãos do Presidente da República, que é o Grão-Mestre da Ordem Nacional do Mérito Científico.
A Ordem também admitiu e concedeu comendas a outros pesquisadores e cientistas brasileiros e estrangeiros por suas contribuições prestadas à Ciência e Tecnologia nas áreas de Ciências Físicas, Ciências Agrárias, Ciências da Engenharia, Ciências Matemáticas, Ciências Químicas e Ciências Sociais.
O reconhecimento
Aos 52 anos de idade, José Maria Barbosa Filho é professor titular concursado da UFPB e pesquisador nível “A” do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com cerca de 200 trabalhos publicados em revistas internacionais. É graduado em Ciências Farmacêuticas pela UFPB e possui mestrado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Concluiu doutorado em Química e Produtos Naturais pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado em Química e Produtos Naturais pela Universidade de Montepellier, na França.
O professor José Maria Barbosa Filho é o coordenador do Programa de Pós-Gradução em Produtos Naturais do Centro de Ciências da Saúde da UFPB onde já orientou mais de 30 dissertações de mestrado e 15 teses de doutorado. É membro da Subcomissão de Plantas Medicinais e Fitoterápicas da Farmacopéia Brasileira. Como professor e pesquisador, ele coordena, atualmente, os projetos “Agregação de Novas Tecnologias em Biocombustíveis: uma proposta inovadora à total substituição do óleo diesel”, no valor de R$ 200.000 e “Rede Interinstitucional de Algas Bentônicas (Marinhas)”, no valor de R$ 730.000.
Fonte: Agência de Notícias da UFPB