Economia

Pequenos negócios geram mais de 2,5 mil empregos em setembro na Paraíba, revela Caged

Setores de serviço, comércio e construção foram os que mais ofertaram novas vagas, de acordo com o relatório do Caged, divulgado nesta terça-feira (5).

Feriadão da Proclamação da República altera funcionamento do comércio e serviços na Paraíba; confira o que abre e o que fecha

As micro e pequenas empresas tiveram mais um saldo positivo na geração de novas oportunidades de emprego na Paraíba, somando 2.540 vagas no último mês de setembro. Os pequenos negócios foram responsáveis pela criação de 70% dos novos postos de trabalho no estado durante esse período. Os dados foram levantados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e divulgados nesta terça-feira (5).

Além das micro e pequenas empresas, o Caged traz dados das médias e grandes empresas, que geraram 945 postos de trabalho em setembro. Já na administração pública, o levantamento aponta a perda de uma vaga.

De acordo com o Caged, no mês de setembro os setores que apresentaram o maior número de vagas de emprego nas micro e pequenas empresas foram serviço (980), comércio (613) e construção civil (556). Já com relação às médias e grandes empresas, o maior quantitativo de postos de trabalho ocorreu nos setores de serviços (679) e na indústria de transformação (643).

Considerando o acumulado dos nove meses do ano, os pequenos negócios foram os responsáveis por 19.348 novos postos de trabalho, 3.729 vagas a mais do que o ofertado no mesmo período de 2023. Já as médias e grandes empresas somaram 4.638 vagas este ano e a administração pública aparece com 25 oportunidades.

Para Ivani Costa, para que os pequenos negócios continuem crescendo e oportunizando novos postos de trabalho é preciso promover ações de incentivo aos empreendedores, como capacitações e acesso ao crédito. “Esse suporte não só favorece o ambiente de negócios como também sustenta um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico e inclusão social no estado”, acrescentou.

Setores –

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Advogada alerta para prazos de recadastramento do BPC e destaca compra de veículos para pessoas com deficiência: “direito garantido por lei”

2

Paraíba

Natal: Samu dá dicas de como evitar choques elétricos com iluminação decorativa

3

Paraíba

Presidente da Fecomércio faz balanço positivo da Black Friday na Paraíba e comemora crescimento em relação ao ano passado

4

Paraíba

Padre George Batista pede ajuda aos vereadores para evitar fechamento do Hospital Padre Zé: “não sobrevive sem emendas parlamentares”

5

Paraíba

Jhony Bezerra garante que irá convocar sindicatos e conselho de Enfermagem para rediscutir escala de trabalho: “uma das primeiras medidas”