A Embratur apresentou na terça-feira (30), em Madri, Espanha, o perfil do mercado espanhol para agentes públicos e privados brasileiros, numa reunião realizada no Parque Ferial Juan Carlos I. A Paraíba estava representada pela presidente da PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), Cléa Cordeiro Rodrigues, e pelo assessor de Marketing, Nilton Ferreira.
A Paraíba participa da Feira Internacional de Madri como co-expositora no estande do Brasil. O evento teve início nesta quarta-feira (31), e Cléa Cordeiro disse que o Estado vive um excelente momento no que diz respeito ao interesse do público europeu pelos pontos turísticos, assim como no setor de imóveis para construção de equipamentos de hospedagem.
Da Espanha, o grupo espanhol Valerobrasil já está viabilizando a construção de um resort de luxo no município de Pitimbu, litoral sul paraibano. O valor do investimento não foi revelado, mas segundo Cléa Cordeiro, demonstra o grande potencial que o Estado tem para atrair turistas e empresários internacionais.
A presidente da Embratur, Jeanine Pires, disse que não tinha a pretensão de dar aula a nenhum agente público ou privado, mas tão somente repassar as informações que foram reunidas pelo Governo Federal obtidas através dos Escritórios Brasileiros de Turismo no exterior e as pesquisas "de inteligência de mercado que compramos", disse a executiva.
Na apresentação, Jeanine Pires destacou os aspectos sociais e econômicos da Espanha, assim como os destinos competidores do Brasil na conquista do turista espanhol. Os nossos principais concorrentes são o México, a Argentina, o Caribe, Cuba e a Costa Rica, segundo a dirigente da Embratur.
Em 2005, segundo Jeanine Pires, o Brasil recebeu 172.979 visitantes espanhóis, o que representou um crescimento de 11,3% em relação aos números registrados em 2004.
Fonte: Secom-PB