Esta segunda-feira (25) é comemorado o dia nacional do doador voluntário de sangue. Como observou o ClickPB, a data foi instituída por meio do decreto nº 53.988 de 1964. Na Paraíba, a doação pode ser feita se dirigindo a um hemocentro mais próximo.
No estado, o hemocentro conta com unidades em várias cidades espalhadas pelo Litoral, Brejo, Agreste, Sertão e Alto Sertão.
O doador precisa estar bem de saúde para realizar a doação de sangue. Ao chegar no hemocentro, ele irá realizar um cadastro, após o cadastro, ele irá fazer uma avaliação na triagem clínica.
Nesta etapa, um médico realiza a avaliação dos parâmetros do pretenso doador, por meio dos bios sinais.
Logo após, será realizada uma entrevista com 40 perguntas. Tal entrevista é pré-requisito em todos os bancos de sangue, segundo o Ministério da Saúde.
Após a avaliação clínica, se e o doador estiver apto ele vai seguir para fazer o lanche e após para a sala de doação de sangue para fazer a doação.
“É um processo rápido e seguro, todo material utilizado é descartável, além de todas essas bolsas serem testadas”. informou Shirlene Gadelha, diretora do Hemocentro da Paraíba ao ClickPB.
Como está o estoque de sangue atualmente na Paraíba?
O ClickPB apurou que atualmente o estoque de sangue está dentro da normalidade. Porém, os sangues A-, AB-, O- e o B- estão em baixa.
Onde é possível doar sangue na Paraíba?
- Hemocentro da Paraíba, em João Pessoa;
- Hemocentro Regional de Campina Grande;
- Hemonúcleo de Guarabira;
- Hemonúcleo de Sousa;
- Hemonúcleo de Patos;
- Hemonúcleo de Cajazeiras;
- Hemonúcleo de Itaporanga;
- Hemonúcleo de Piancó;
Ainda há cinco ‘agências transfusionais’, onde é possível realizar as doações. Elas ficam nos seguintes municípios:
- Catolé do Rocha;
- Itabaiana;
- Picuí;
- Monteiro;
- Princesa Isabel;
Para conferir o endereço completo de cada unidade do hemocentro, clique aqui.
Unidade itinerante
Além disso, há a unidade itinerante do hemocentro que realiza atendimentos em várias cidades espalhadas pela Paraíba. A programação é informada previamente aos cidadãos de cada região.
Entre outubro de 2023 e novembro de 2024, a unidade itinerante do hemocentro percorreu 44 municípios e realizou 101 coletas.
Neste período, foram atendidos nas coletas Itinerantes 7. 391 candidatos à doação de sangue e efetuadas 5.496 doações de sangue.
Além disso, foram realizados 1.083 cadastros de medula óssea.
Entre as cidades percorridas estão Remígio, Monteiro, Solânea, Pombal, Picuí, São Bento, Sapé, Catolé do Rocha, João Pessoa e Campina Grande.
Para solicitar a unidade móvel de coleta, é preciso enviar email para [email protected].
Doações ao longo do ano
Segundo o órgão, ao longo de 2024 foram contabilizadas, até o momento, cerca de 78 mil coletas de sangue. Apesar do número elevado, hemocentro reforça a necessidade da doação, ainda mais nestes meses de fim de ano, quando é observada a queda na coleta de sangue.
“É motivo da gente ficar feliz e ao mesmo tempo sensibilizar toda a população para esse ato que é doar sangue, já que nós estamos hoje comemorando o dia 25 de novembro que é o dia nacional da doação de sangue. A gente já abre esse espaço para sensibilizar nesses meses que vem por aí, dezembro, janeiro e fevereiro, são meses críticos para que você se torne doador de sangue ou então quem já é doar de sangue não esqueça, passe aqui nesse final de ano, deposite sua gota de amor, que com certeza é uma corrente solidária e que salva vidas”, disse a diretora do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha em entrevista ao ClickPB.
| Confira todas as observações para doar sangue:
- Estar alimentado. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas e nem uso de maconha nas últimas 12 horas;
- Não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico;
- Não ter tomado antibiótico nos últimos 15 dias;
- Ter repousado bem na noite antes da doação;
- O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
- Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
- Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
- Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
- O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
- Não ter se exposto ao risco de contrair o vírus da AIDS;
- Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva (micropigmentação) nos últimos 12 meses. No caso de piercing na cavidade oral e/ou na região genital, aguardar 12 meses após a retirada;
- Não ter diabetes;
- Não estar grávida, nem com suspeita de gestação;
- Não estar amamentando, ao menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses;
- Não estar acompanhado de crianças, sem acompanhante na hora da doação;
- Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.