Paraíba

Paraiba discute potencialidade do urucum

None

A Paraíba está mostrando suas potencialidades na produção de urucum, reunindo representantes da indústria de alimento e farmacêutica, empresários e pesquisadores de todo o País no Simpósio Brasileiro do Urucum, que acontrece no Hotel Ouro Branco, até quinta-feira (20). É um evento que ajuda a expandir essa atividade. O presidente da Emepa, Miguel Barreiro Neto informou que o mercado é grande e existem recursos junto aos bancos disponíveis para atender a demanda.

A meta do Governo do Estado é concentrar na Paraíba a atenção do setor empresarial para estimular a produção de urucum, como alternativa para a geração de oportunidades de empregos e renda, por reconhecer a importância das pesquisas que detêm.

Num trabalho de parceria com a Emepa, estão envolvidas nas pesquisas as universidades Federal da Paraiba e de Campina Grande, a Universidade Estadual da Paraiba e outras empresas de pesquisas. Estão participando do evento 11 Estados que demonstram interesse pela cultura, além de empresários interessados em conhecer as potencialidades.

Barreiro lembrou que por várias oportunidades o Governo do Estado esteve presente em eventos que discutem a cultura do urucum. Ele destaca que grandes Estados não dispõem de mecanismos que garantam a exploração dessa importante cultura.

A Paraíba tem uma área de 1 mil hectare de terras prontas para o cultivo das melhores variedades, detém pesquisas e técnicos capacitados para fazer o acompanhamento, com capacidade de duas produções anuais com irrigação, além do crédito no banco. “Temos a situação ideal para desenvolver essa atividade”, comentou. Algumas indústrias paulistas estão sendo contactadas para que venham se instalar na Paraíba.

Para o empresário João da Mata, o urucum se destaca entre as boas oportunidades de investimentos que a Paraíba oferece, porque se trata de um produto de alta qualidade. Já o empresário Frederico Tavares de Melo, da AVM Agrícola Vale do Mangereba, produtor de frutas, considera que o urucum tem uma grande potencialidade a ser explorada.

No evento, os participantes estão tomando conhecimentos sobre a situação atual e potencialidade da cultura do urucum no Brasil, seu uso como corante natural, sua utilização no alimento, no tingimento de fibra celusósica, modelos de transportes, etc.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Motoristas de ônibus fazem nova paralisação no Parque da Lagoa, em João Pessoa

2

Paraíba

Justiça da Paraíba determina rescisão de contratos temporários em Itaporanga e Diamante

3

Paraíba

Fest Verão Paraíba recebe Sorriso Maroto, Menos é Mais, Natanzinho Lima e Thiago Freitas neste sábado em Cabedelo

4

Paraíba

Tribunal de Justiça da Paraíba escolhe novos desembargadores em sessão na próxima segunda-feira

5

Paraíba

Ruy Carneiro faz post em apoio a Adriano Galdino e diz que presidente da ALPB está “sendo injustiçado”