A Paraíba está mostrando suas potencialidades na produção de urucum, reunindo representantes da indústria de alimento e farmacêutica, empresários e pesquisadores de todo o País no Simpósio Brasileiro do Urucum, que acontrece no Hotel Ouro Branco, até quinta-feira (20). É um evento que ajuda a expandir essa atividade. O presidente da Emepa, Miguel Barreiro Neto informou que o mercado é grande e existem recursos junto aos bancos disponíveis para atender a demanda.
A meta do Governo do Estado é concentrar na Paraíba a atenção do setor empresarial para estimular a produção de urucum, como alternativa para a geração de oportunidades de empregos e renda, por reconhecer a importância das pesquisas que detêm.
Num trabalho de parceria com a Emepa, estão envolvidas nas pesquisas as universidades Federal da Paraiba e de Campina Grande, a Universidade Estadual da Paraiba e outras empresas de pesquisas. Estão participando do evento 11 Estados que demonstram interesse pela cultura, além de empresários interessados em conhecer as potencialidades.
Barreiro lembrou que por várias oportunidades o Governo do Estado esteve presente em eventos que discutem a cultura do urucum. Ele destaca que grandes Estados não dispõem de mecanismos que garantam a exploração dessa importante cultura.
A Paraíba tem uma área de 1 mil hectare de terras prontas para o cultivo das melhores variedades, detém pesquisas e técnicos capacitados para fazer o acompanhamento, com capacidade de duas produções anuais com irrigação, além do crédito no banco. “Temos a situação ideal para desenvolver essa atividade”, comentou. Algumas indústrias paulistas estão sendo contactadas para que venham se instalar na Paraíba.
Para o empresário João da Mata, o urucum se destaca entre as boas oportunidades de investimentos que a Paraíba oferece, porque se trata de um produto de alta qualidade. Já o empresário Frederico Tavares de Melo, da AVM Agrícola Vale do Mangereba, produtor de frutas, considera que o urucum tem uma grande potencialidade a ser explorada.
No evento, os participantes estão tomando conhecimentos sobre a situação atual e potencialidade da cultura do urucum no Brasil, seu uso como corante natural, sua utilização no alimento, no tingimento de fibra celusósica, modelos de transportes, etc.
Paraiba discute potencialidade do urucum
None
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba