A Paraíba vai ter céu limpo e claro, com poucas nuvens em alguns locais, durante o eclipse anular solar que vai acontecer na tarde deste sábado (13). O fenômeno, aguardado por todo o Brasil, vai produzir um ‘anel de fogo’ quando a lua encobrir o sol.
Como visto pelo ClickPB junto à Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), as regiões do Litoral, Brejo, Agreste e Cariri/Curimataú do estado vão ter céu parcialmente claro a claro. Já o Sertão e o Alto Sertão vão ter predomínio de sol, com poucas nuvens.
O ClickPB observou que na Paraíba o eclipse vai começar por volta das 15h30, quando a lua começará a cobrir o sol. O ápice do fenômeno será às 16h46 e terá duração entre dois e quatro minutos.
Durante este tempo, a lua cobrirá o sol totalmente, causando o surgimento de um ‘anel de fogo’ ao seu redor. Após está fase, o eclipse terminará com o pôr do sol.
Ao ClickPB, o presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita, afirmou que 88% do território paraibano vai ser contemplado com a passagem total do eclipse.
De acordo com Zurita, a Paraíba será um dos melhores lugares do mundo para observação do fenômeno por conta da sua posição, que fica exatamente na faixa principal do globo terrestre onde o eclipse vai ocorrer.
De acordo com o astrônomo, Araruna, onde fica o Parque Estadual da Pedra da Boca, é um dos melhores lugares para observar esse fenômeno. “No dia 14 de outubro, essa faixa vai ser mais generosa. Só quem está mais próximo ao centro da faixa consegue ver a Lua exatamente no centro do círculo solar. E a linha central passa pela cidade de Araruna”.