Dos 1,5 mil chamados recebidos diariamente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, 300 são alertas falsos (trotes). A maioria dos telefonemas (85%) é realizada por crianças e adolescentes. Para coibir o uso indevido o Samu/192 resolveu montar uma Central de Regulação que registra o número das chamadas falsas, impedindo que seja novamente atendida: “Este público costuma ligar de orelhões, e no intervalo do horário escolar e são facilmente identificáveis”, informa a coordenadora do Samu na Paraíba, Roberta Barros.
A coordenação do Samu acredita que se o trote fosse passível de multa, “existiria um cuidado muito maior nisso, inclusive por parte dos pais. Mas enquanto não possuímos um mecanismo jurídico, temos que contar com o amadurecimento da população”. Para esclarecer o público infanto-juvenil, o Serviço realiza semanalmente visitas às escolas de João Pessoa: “Mostramos de forma realista quais os prejuízos acarretados pelos trotes, inclusive a possibilidade de eles mesmos serem a vítima”.
Por isso a importância da identificação do número de telefone que ajuda a coibir os trotes e orienta o motorista em caso de locais de difícil acesso: “Pedimos para que a população não use ID Suprimido ao pedir auxílio ao Samu”.
A Central de Regulação do Samu foi implantada em João Pessoa em março deste ano e na última segunda-feira (21) em Campina Grande. O novo Sistema funciona com três servidores informatizados.
Pró-Call Center – Divide as ligações pelo número de atendentes evitando sobrecarga e permite que o usuário seja sempre atendido: “Este servidor segura a ligação mesmo que todos os tendentes estejam ocupados, pedimos à população que nos alerte caso alguma ligação para o Samu der sinal de ocupado”, apela a coordenadora.
SG/Samu – O Sistema de Gestão reúne os dados do paciente em um prontuário eletrônico. O serviço orienta o médico durante o socorro sem quebrar o sigilo das infiormações.
Tac – É a parte responsável pela gravação dos telefonemas, desde a hora que o paciente liga até a sua entrada no hospital. Ele auxilia na identificação dos trotes.
Lívia Falcão
ClickPB
Para coibir trotes: Samu-JP implanta Central de Regulação de Telefonem
Dos 1,5 mil chamados recebidos diariamente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, 300 são alertas falsos (trotes)
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