Paraíba

Para coibir trotes: Samu-JP implanta Central de Regulação de Telefonem

Dos 1,5 mil chamados recebidos diariamente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, 300 são alertas falsos (trotes)

Dos 1,5 mil chamados recebidos diariamente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, 300 são alertas falsos (trotes). A maioria dos telefonemas (85%) é realizada por crianças e adolescentes. Para coibir o uso indevido o Samu/192 resolveu montar uma Central de Regulação que registra o número das chamadas falsas, impedindo que seja novamente atendida: “Este público costuma ligar de orelhões, e no intervalo do horário escolar e são facilmente identificáveis”, informa a coordenadora do Samu na Paraíba, Roberta Barros.

A coordenação do Samu acredita que se o trote fosse passível de multa, “existiria um cuidado muito maior nisso, inclusive por parte dos pais. Mas enquanto não possuímos um mecanismo jurídico, temos que contar com o amadurecimento da população”. Para esclarecer o público infanto-juvenil, o Serviço realiza semanalmente visitas às escolas de João Pessoa: “Mostramos de forma realista quais os prejuízos acarretados pelos trotes, inclusive a possibilidade de eles mesmos serem a vítima”.

Por isso a importância da identificação do número de telefone que ajuda a coibir os trotes e orienta o motorista em caso de locais de difícil acesso: “Pedimos para que a população não use ID Suprimido ao pedir auxílio ao Samu”.

A Central de Regulação do Samu foi implantada em João Pessoa em março deste ano e na última segunda-feira (21) em Campina Grande. O novo Sistema funciona com três servidores informatizados.

Pró-Call Center – Divide as ligações pelo número de atendentes evitando sobrecarga e permite que o usuário seja sempre atendido: “Este servidor segura a ligação mesmo que todos os tendentes estejam ocupados, pedimos à população que nos alerte caso alguma ligação para o Samu der sinal de ocupado”, apela a coordenadora.

SG/Samu – O Sistema de Gestão reúne os dados do paciente em um prontuário eletrônico. O serviço orienta o médico durante o socorro sem quebrar o sigilo das infiormações.

Tac – É a parte responsável pela gravação dos telefonemas, desde a hora que o paciente liga até a sua entrada no hospital. Ele auxilia na identificação dos trotes.


Lívia Falcão
ClickPB

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