A revitalização do Palácio da Justiça da Paraíba foi concluída e o prédio vai ser reinaugurado na tarde desta terça-feira (10), durante solenidade às 16h, pelo presidente do Tribunal, desembargador João Benedito da Silva.
Conforme visto pelo ClickPB, o Palácio, localizado no Centro de João Pessoa, foi totalmente revitalizado e mantendo características históricas de um local tombado e que fez parte de momentos importantes do início do século 20.
A obra de revitalização reformou a cobertura do prédio, além de restaurar todas as estruturas de madeira, e recobrimento em telha cerâmica. O prédio do Tribunal é considerado um dos prédio mais importantes do patrimônio histórico da Paraíba.
O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – Iphaep, e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.
A reforma foi iniciada na gestão do desembargador Saulo Benevides e teve sua conclusão no fim da gestão atual do desembargador João Benedito, com a conclusão das instalações e entrega dos gabinetes dos desembargadores.
A atual gestão se encerra no próximo ano, quando uma novo desembargador será escolhido para o Tribunal. O investimento total da segunda etapa da reforma foi de R$ 14.259.965,29.
O valor foi destinado a reforma de ambientes como os gabinetes dos desembargadores, assessores e da Presidência do TJ, Assessoria Militar, hall de entrada, recepção, arquivo, museu, memorial, capela, auditório e ouvidoria dentre outros.
A obra de revitalização do Palácio foi iniciada após um convênio firmado entre o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan).
O processo de reforma foi feito com o objetivo de que o prédio mantivesse toda a sua originalidade, seguindo determinações do Iphan e Iphaep.
Sobre o prédio
No prédio, estão sepultados os restos mortais do ex-presidente da República, o paraibano Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa (1919 e 1922) e de sua esposa Mary Sayão Pessoa.
Projetado pelo arquiteto Octavio de Gouveia Freire na gestão do Presidente do Estado da Paraíba Francisco Camillo de Holanda, o Palácio foi construído entre os anos de 1917 e 1919, onde funcionou de forma inicial a Escola Normal. O local é sede do Tribunal de Justiça desde o ano de 1939.
O Tribunal de Justiça da Paraíba está localizado no Centro Histórico de João Pessoa formando com as Praças João Pessoa, Venâncio Neiva e o vizinho Palácio do Governo, uma das mais importantes ambiências e conjuntos arquitetônicos edificados na primeira metade do século 20.
O Palácio da Justiça está situado na Área de Preservação Rigorosa do Centro Histórico, que foi delimitado através do Decreto Estadual n° 25.138/2004 e está classificado quanto ao Grau de Preservação como sendo de Conservação Total.
*Com MPPB