Aproveitando o período da Semana Santa, a Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, sob a regência de Gustavo Ginés de Paco de Gea, abre a temporada de Concertos Oficiais 2006, se apresentando na próxima quarta-feira (12), às 19h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Centro Histórico da Capital. O ‘Concerto de Trevas’ vai contar com a participação especial das solistas vocais pernambucanas Virgínia Cavalcanti Santos e Rosemary de Freitas e do Coral Villa-Lobos.
A apresentação da Orquestra de Câmara contará com um repertório clássico e peças relacionadas ao período da Semana Santa. Entre as participações especiais do ‘Concerto de Trevas’, está o Coro de Câmara Villa-Lobos, que vem se consolidando nos 12 anos de existência como um dos mais versáteis grupos corais do Nordeste. Em 2002, lançou o CD duplo Cancioneiro de Ipuarana e Todas as Ondas do Rádio.
O concerto da Semana Santa será o primeiro de outros que a Orquestra de Câmara de João Pessoa irá apresentar através de atividades permanentes que a Funjope desenvolverá este ano. Até dezembro, a Orquestra de Câmara se apresentará todo mês dentro programação do projeto ‘Circuito das Igrejas’, em parceria com igrejas e paróquias da Capital.
A Orquestra de Câmara de João Pessoa também vem desenvolvendo projetos que buscam atingir em suas apresentações os diversos tipos de público da Capital, por meio de concertos com perfis diferenciados e objetivos específicos. O projeto ‘Concertos Didáticos”, por exemplo, acontece uma vez por mês sempre na Igreja São Francisco, com o apoio da parceira com Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). O objetivo maior é despertar nas crianças e adolescentes das escolas do município, interesse por conhecimento musical, inserindo na educação a oportunidade do acesso à música instrumental e erudita, pouco divulgada na mídia popular.
Até o final do ano, estão programados seis concertos em cada projeto. Além destes, até o final do ano, a orquestra municipal marcará presença em vários eventos que compõem o calendário de eventos da Capital, como por exemplo a noite de Natal. Há também os ‘Concertos Internacionais’, que contam com a participação de regentes e solistas estrangeiros de passagem por João Pessoa. No planejamento anual estão previstos 10 apresentações na programação de concertos oficiais e comemorativos.
A Orquestra de Câmara da cidade de João Pessoa foi um projeto iniciado em 2001, sob responsabilidade da Secretaria de Educação e Cultura, sendo viabilizada através da antiga Lei Viva Cultura. Atualmente, encontra-se sob a responsabilidade da Funjope. Ela surgiu há quase 5 anos e já se consolidou como um espaço musical de preparação artístico-profissional de jovens músicos entre 16 e 25 anos que levam música de qualidade à população pessoense.
PROGRAMA
Memento Baiano de Damião Barboza de Araújo
Coro de Câmara Villa-Lobos
Concerto Brandeburg N° 5 de J. S. Bach
Solistas: Vladimir Machado Rufino (violino)
Mirna de Brito Hipólito (flauta)
Isabela Perazzo (cravo)
Stabat Mater de Giovanni Batista Pergolesi
Solistas: Rosemary de Freitas (soprano)
Virgínia Cavalcanti Santos (contralto)
Coro de Câmara Villa-Lobos
Secom-JP
Orquestra de Câmara apresenta ‘Concerto de Trevas’ nesta quarta
O 'Concerto de Trevas' vai contar com a participação especial das solistas vocais pernambucanas
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba