A Operação Carro-Pipa foi retomada na Paraíba, nesta quarta-feira (27), após o Governo Federal suspender o abastecimento de água no interior paraibano e em outros estados. A suspensão aconteceu na segunda-feira (25), por decisão do Exército Brasileiro, que apontou a falta de repasse de recursos para a execução da ação de fornecimento de água à população do interior nordestino.
A retomada foi feita hoje após, de acordo com o Exército Brasileiro, a “descentralização de recursos financeiros por destaque orçamentário, os quais possibilitam a contratação das pessoas físicas e jurídicas que realizam a entrega de água ao sertanejo nordestino.”
O Exército Brasileiro informou que, na tarde de ontem (26), recebeu os recursos para retomada da Operação Carro-Pipa. “Nesse sentido, de imediato foram tomadas as medidas administrativas necessárias para que os pipeiros reiniciassem a distribuição de água. Em consequência disso, o fornecimento de água potável já foi restabelecido nesta data em todo o semiárido brasileiro.”
Operação Carro-Pipa
A Operação Carro-Pipa atende 90 municípios da Paraíba com 322 carros-pipa, beneficiando 139.399 pessoas, segundo dados do Exército Brasileiro. No total, são 1,5 milhão de moradores atendidos em cerca de 372 municípios do Nordeste, ainda conforme o Exército. A ação conta com o trabalho de 3.100 pipeiros que realizam a distribuição de água potável pelas zonas rurais dos municípios do semiárido nordestino.
Saiba mais
- Após suspensão, Governo libera R$ 38 milhões e operação ‘carro-pipa’ deve voltar ao normal na Paraíba
- Governo suspende Operação Carro-Pipa em cidades da Paraíba