A obra de triplicação da BR-230 entre Cabedelo e João Pessoa se arrasta desde 2016, há seis anos, e ainda não foi concluída. A empresa contratada abandonou a obra e o Exército Brasileiro assumiu o trabalho, mas já vai encerrar o contrato. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que uma nova licitação será assinada, segundo semestre de 2023, e deverão ser investidos R$ 70 milhões previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA).
Segundo o DNIT na Paraíba, conforme obtido pelo ClickPB, “a Obra de Adequação da Capacidade e Segurança da BR-230, entre o Km 0 e o Km 28,1, Cabedelo a João Pessoa, foi iniciada em 2016, entretanto teve seus serviços abandonados pelo Consórcio Construtor CONSTRUCAP/COPASA, impedindo a conclusão do empreendimento no prazo estipulado.”
Ainda de acordo com o órgão, para não paralisar os trabalhos, “em 2020 o DNIT iniciou uma parceria com o Exército Brasileiro, por meio do Termo de Execução Descentralizada TED-0231/2020, buscando segurança na trafegabilidade do trecho do Km 02 ao Km 10, segmento aberto pelo Consórcio e deixado inacabado e sem operação.”
O DNIT destaca que o Exército Brasileiro vai encerrar seus trabalhos na obra no dia 28 de abril deste ano “deixando os 4 viadutos operacionais, mas ainda com diversos serviços a serem executados”. Assim, já estão em andamento os trâmites da licitação para continuidade da obra e a extensão dos serviços até o km 13,38 da BR-230, com a construção de mais dois viadutos nesse trecho.
Há alguns reparos sendo feitos pelo Exército Brasileiro, como a sinalização do trecho em obras, o que deve ser concluído agora no mês de março. Outra questão é a iluminação na região a superintendência do Departamento na Paraíba informou que já discute o problema com o DNIT em Brasília, em parceria com a Prefeitura de Cabedelo, e que isso depende da nova licitação em andamento.