Paraíba

O artesanato paraibano em destaque no Salão do Turismo – Roteiros do B

None

O Programa de Artesanato “A Paraíba em suas mãos”, pelo segundo ano consecutivo, participará do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, instalado na Vitrine Brasil, localizada no Pavilhão Verde do Expocenter Norte, na Vila Guilherme, que começa nesta sexta-feira (2) e vai até o dia 6 de junho, em São Paulo. Este evento é destinado à promoção e comercialização dos produtos associados ao turismo, cujo enfoque é a mostra de produtos que detém atributos naturais e/ou culturais de uma localidade, capazes de agregar valor ao produto turístico. A expectativa dos organizadores é repetir o sucesso do primeiro Salão, que atraiu um público de 108,6 mil pessoas.

O esforço desse Programa, comandado pela primeira dama do Estado e presidente do Cendac, Silvia Cunha Lima, em divulgar o artesanato paraibano nacional e internacionalmente, tem sido estrategicamente determinante para toda visibilidade e sucesso alcançados, destacando-se em todos os eventos e, como decorrência, obtido notável crescimento na comercialização direta, e indiretamente, através das encomendas recebidas.

O Programa “A Paraíba em suas Mãos” está levando para exposição e comercialização em São Paulo uma produção artesanal diversificada que abrange brinquedos populares, peças em cerâmica, artigos em couro, fibras, fios, madeira, metal, xilogravura, pedra e artesanato indígena. Em cada tipologia, se vê a força do talento, da sensibilidade e da genialidade dessa criação, transformando fragmentos da natureza em símbolo de beleza e prazer. Esse tem sido o desafio maior daqueles que fazem do artesanato o seu ofício e, para o Programa “A Paraíba em suas mãos”, que faz desse ofício uma oportunidade de geração de renda e de melhoria da qualidade de vida do artesão paraibano.

O ponto de destaque que o artesanato paraibano apresenta nesse evento, como atrativo cultural, é a presença de uma rendeira demonstrando a feitura da renda tipo renascença, evidenciando toda a habilidade e talento, vinda das mãos dessas bordadeiras advindas de cinco municípios do Cariri Paraibano, atividade que envolve cerca de 6.000 rendeiras. São verdadeiras artistas, famosas pelo estilo de bordado feito exclusivamente a mão, com traços marcantes, em que predomina um intricado de códigos de nós, pontos e entrelaçados, formando uma teia que vira renda e uma renda, que vira arte.

OUTROS DESTAQUES

Com o tema “O Maior São João do Mundo” o estande da Paraíba também estará apresentando como ícone o trabalho de Jackson do Pandeiro. Em uma área de 167 metros quadrados, o estande conta ainda com salas de degustação, vip, imprensa, além do espaço para degustação e exposição do artesanato paraibano. Produtos como a cachaça, castanha, rapadura e licor de leite de cabra serão levados, também, para o Salão”.

No estande paraibano os visitantes poderão ter uma noção do potencial turístico, a cultura, o artesanato, a culinária e o patrimônio histórico dos municípios turísticos do Litoral, Brejo, Agreste, Cariri e Sertão da Paraíba. De acordo com a presidente da PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), Cléa Cordeiro Rodrigues, o Salão do Turismo tem o objetivo de apresentar, promover e incentivar a organização e comercialização dos roteiros do Brasil todos selecionados pelos Estados numa ação coordenada pelo Ministério do Turismo e as agências de viagens, através da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens), que vão comercializar os destinos.

Segundo a executiva da PBTUR, a Paraíba estará levando três roteiros turísticos: Entre Rios e Mar um Século de Cultura; o Maior São João do Mundo; História e Pré História da Paraíba. “Essa ação pretende reforçar a venda do destino Paraíba, com base na orientação do governador Cássio Cunha Lima em adotar uma nova gestão da atividade turística com qualidade e competitividade”, afirmou.

O público alvo do Salão do Turismo são os gestores públicos, micro e pequenos empreendedores, profissionais do setor, operadores e agentes de viagem, profissionais da imprensa, pesquisadores, professores, estudantes, e especialmente, público em geral.

Fonte: Secom PB

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Setor de serviços cresce 9,8% na Paraíba, revela IBGE

2

Paraíba

Procon Campina Grande multa 12 lojas por venda de alimentos vencidos e recolhe 703 produtos em operação

3

Paraíba

Aeroporto de João Pessoa é o 4º mais movimentado do Brasil entre os administrados pela Aena

4

Paraíba

Prefeitura de Mataraca gasta R$ 280 mil com shows de Márcia Fellipe e Ramon Schnayder

5

Paraíba

Polícia Civil fecha depósito e laboratório de drogas e apreende munições no Sertão da Paraíba