Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, o secretário de Comunicação do Estado, Nonato Bandeira disse nesta quarta-feira (3) que as barreiras para fiscalizar o fluxo de veículos que circulam pela cidade de João Pessoa atuam de forma educativa e negou que esteja sendo feita apreensão e autuações com documentação atrasada dos veículos.
Ele explicou que as barreiras apenas cumprem o que está previsto no decreto. “As fiscalizações são para conscientizar as pessoas”, esclarecendo que não houve apreensão de veículos.
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) 36 agentes de trânsito, divididos em três equipes de 12 estão atuando nas barreiras juntamente com as equipes da Semob e da Polícia. A atuação segue a deliberação dos novos decretos do Governo do Estado e os bloqueios são planejados para impedir a circulação de veículos em casos que não são considerados de extrema necessidade. A ação tem o intuito de diminuir a proliferação do novo Coronavírus na Paraíba.
O Detran ainda esclareceu que a atuação é exclusivamente no sentido de conscientizar os condutores sobre a importância do isolamento social. Segundo o major Edmilson Castro, coordenador de Policiamento e da Lei Seca do Detran-PB, “os agentes de trânsito não estão apreendendo veículos, mas só orientando e tentando conscientizar a população sobre a importância do isolamento social e de só sair de casa para casos de trabalho essencial ou de extrema necessidade”.