O navio Pacific faz uma viagem histórica à Paraíba nesta quinta-feira (7). Pela primeira vez, o Porto de Cabedelo será destino final de turistas que encerram um cruzeiro pelo Litoral nordestino. No total, o cruzeiro envolve 1.300 turistas. O desembarque de 650 passageiros acontecerá pela manhã, por volta das 8 horas. São turistas estrangeiros, nordestinos e de vários estados brasileiros.
Na tarde desta quinta-feira, acontece também pela primeira vez um embarque no Pacific para um outro cruzeiro com cerca de 650 turistas, a maioria cidadãos paraibanos, com destino a Fernando de Noronha. O embarque acontecerá a partir do meio dia e navio deverá partir às 20 horas.
O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Eurípedes Melo, afirmou que este embarque de paraibanos em um cruzeiro revela o termômetro da economia paraibana. Paraibanos estão tendo condições de realizar o sonho de viajar em navio do porte do Pacific, conhecido internacionalmente. “Isto revela o perfil da elevada qualidade de vida e a renda per capita dos paraibanos”, comentou.
Outra fator positivo é que a grande maioria dos passageiros que estarão desembarcando é de turistas de várias partes do País e até alguns estrangeiros, o que é uma boa notícia para o trade turístico do Estado, pois são mais de 600 pessoas que chegam para conhecer as belezas do Litoral da Paraíba, por alguns dias.
O Governo da Paraíba, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, PBTUR, Companhia Docas, estará promovendo a recepção aos turistas com grupos folclóricos e estandes com o artesanato paraibano que teve um crescimento significativo nos últimos anos a partir do programa A Paraíba em Suas Mãos. A prefeitura de Cabedelo também fará recepção aos turistas. A operação do Pacific, navio da maior operadora de turismo da América Latina, a CVC, acontece em parceria com a agência Word Tour, empresa paraibana.
Recorde
A Companhia Docas da Paraíba, em toda sua história, bateu um número recorde de atracação de navios de turistas, um total de 19, desde 2003, o que consolida o Porto como um terminal receptivo de passageiros. Desde a sua criação, o Porto de Cabedelo havia recebido apenas 8 navios de passageiros.
O diretor presidente da CIA Docas, Eurípedes Melo, destaca que o governador Cássio Cunha Lima tem focado o turismo como uma ferramenta de desenvolvimento local e regional e de fato sua política macro tem dado certo.
Eurípedes Melo lembra que a chegada de grandes navios de turistas no Porto de Cabedelo, assim como os navios cargueiros, somente passou a ser possível a partir de investimentos na infra-estrutura portuária que teve início com a dragagem do canal para que navios com o calado de 9,14 metros pudessem atracar no cais. Antes da dragagem isto não era permitido.
Secom-PB