Trocar informações, compartilhar experiências e obter subsídios sobre o Passe Legal, sistema de bilhetagem eletrônica implantado em João Pessoa. Esse foi o objetivo principal da visita feita pela equipe da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito Urbano (STTU) de Natal-RN à Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans), na última sexta-feira (26).
A secretária do órgão natalense, Elequicina Maria dos Santos; a secretária-adjunta de Transportes, Lúcia Regina de Almeida, e o chefe do setor de Informática, André Maranhão, foram recebidos pelo superintendente Deusdete Queiroga, mais o diretor de Transportes, Adalberto Araújo, e a chefe da Assessoria de Planejamento, Raimunda Lucena.
Durante o encontro foram discutidos temas como o novo modelo de gestão dos transportes coletivos em fase de implantação na Capital paraibana, que compreende o monitoramento da frota por meio da satélite e a bilhetagem eletrônica, já em funcionamento. Também foram abordadas questões relacionadas às normas de fretamento de transporte, sistema viário, trânsito etc.
Elequicina Santos afirmou que a troca de informações sobre a bilhetagem eletrônica será bastante proveitosa para a STTU. Por isso, a secretária disse que a intenção é ampliar a cooperação nessa área entre os dois órgãos.
Na opinião dela, o modelo que está em funcionamento em João Pessoa é exemplo para o País. "Vimos colher subsídios sobre a implantação do sistema para nos espelhar". Adalberto Araújo e Raimunda Lucena explicaram aos visitantes como vai funcionar o programa de rastreamento dos ônibus, além de mostrar a estrutura e o espaço físico disponível para o trabalho de monitoramento da frota e da bilhetagem eletrônica.
O superintendente Deusdete Queiroga lembra que a troca de experiência com outros órgãos é sempre proveitosa. Ele ficou satisfeito em saber que a forma como está sendo implantada a bilhetagem eletrônica em João Pessoa já está servindo de modelo para outras cidades.
Secom-JP