A vereadora pessoense Nadja Palitot (PSB) disse na sessão especial desta quinta-feira, 07, na Câmara Municipal de João Pessoa, que não concorda com o reajuste de passagens proposto pelo Conselho Tarifário Municipal. Segundo a vereadora, apesar das queixas dos empresários de transporte coletivo, o setor ao invés de acumular prejuízos, como tentam fazer parecer os empresários, só vem ampliando a sua margem de lucro. “Não vejo nenhum empresa de transporte coletivo enfrentando dificuldades financeiras na capita paraibana. Ao contrário disso, eles contratam mais funcionários e ampliam todos os anos a sua margem de lucro”, disparou.
Para o representante da Associação das Empresas de Transporte Coletivo (AETC), Mário Tourinho, as críticas da vereadora não são embasadas em dados numéricos já que o conselho tem uma composição eclética e aprovou a planilha que sugere o reajuste das passagens para um real e sessenta e sete centavos. “Apesar de a vereadora dizer que o conselho só se reúne para discutir tarifa, nós nos reunimos no mínimo quatro vezes este ano e garanto que não foi só para discutir aumento de passagens”, respondeu.
Na ocasião, Nadja sugeriu que um dos setores da sociedade possa ceder, já que a prefeitura poderia permitir uma redução dos impostos aplicados as passagens ou as próprias empresas poderiam ganhar com uma redução da tarifa, atraindo mais passageiros. “Acho que só quem não pode ceder é o trabalhador que com este reajuste pode comprometer quase um terço do seu salário com transporte”, sugeriu.
Presente na sessão o superintendente da Sttrans, Deusdeth Queiroga, reiterou posição de Tourinho enfatizando a participação democrática da sociedade no debate sobre o valor da tarifa, mas lembrou que o aumento ainda não está definido e só o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), dará a última palavra sobre o caso.
Janildo Silva
ClickPB