Paraíba

Muriçocas promete arrastar 450 mil foliões nesta quarta

O projeto cultural Muriçocas do Miramar tem o patrocínio da Eletrobrás e da Chesf, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Roaunet do Governo Federal), com o

O maior bloco pré-carnavalesco de arrasto do mundo, o Muriçocas do Miramar, está completando a maioridade nesta Quarta-feira de Fogo (14) e pretende arrastar uma multidão de aproximadamente 450 mil foliões pelo percurso chamado de Via Muriçocas, em João Pessoa. O projeto cultural Muriçocas do Miramar tem o patrocínio da Eletrobrás e da Chesf, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Roaunet do Governo Federal), com o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

A Via compreende um trecho de quatro quilômetros entre o final da Rua Tito Silva, no Miramar, e que segue pela Avenida Epitácio Pessoa e termina com a dispersão na Avenida Négo, na orla marítima da Praia de Tambaú. Este ano, a concentração começa às 18h, na Praça das Muriçocas (Miramar), e a programação nos pólos culturais terá início às 19h em diversas ruas do bairro, na Praça e na Epitácio Pessoa.

"Este ano toda a programação vai começar mais cedo, pois estamos atendendo a uma determinação do Ministério Público Estadual, que prevê o término da festa no máximo até às 2h da manhã. Assim a saída dos trios elétricos não deve ultrapassar a marca das 22h", disse o coordenador de produção do Muriçocas, Marconi Serpa.

Ele acrescentou que a homenagem será para o aniversário de 21 anos do bloco e, para tanto, foram convidados alguns artistas de alguns estados do Nordeste, como Armandinho, Dodô e Osmar (Bahia); Geraldo Azevedo (Pernambuco); a banda de reggae Tribo de Jah (Maranhão) e a cantora Cristal (Rio Grande do Norte). Da Paraíba, além do puxador oficial Mestre Fuba, estão confirmados Escurinho, Regina Brown e Diana Miranda.

Trânsito – Um dos órgãos municipais que apóia o desfile do bloco é a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans). Nesta quarta-feira, a equipe de educação para o trânsito da autarquia fará uma ação nos cruzamentos da Avenida Marcionila da Conceição com Maria Sales e Monteiro Lobato, para orientar os pedestres no momento da travessia.

História – O bloco ganhou as ruas de João Pessoa pela primeira vez em 1986, numa festa de aniversário de Thiago de Lima, em Miramar, após uma brincadeira de um grupo de amigos convidados, formado por artistas, professores e jornalistas. Na mesma época, a Capital paraibana ficava vazia devido à inexistência de carnaval na cidade e no bairro havia uma grande quantidade do inseto muriçoca.

O aniversário de Thiago foi uma festa onde todos os convidados estavam fantasiados, a maioria de piratas, e nela houve muitas brincadeiras e sorteios. Não faltou muito para que todos saíssem pelas ruas fazendo barulho e batendo em panelas e latas. Eram apenas 30 pessoas sendo conduzidas por uma carroça de burro com um pequeno som acoplado tocando frevos.

Eram pessoas que viajavam durante o carnaval, deixando a cidade, e queriam se encontrar antes dos festejos. No ano seguinte, já havia estandarte e mais gente para participar da festa. Então, os moradores saíram pelas ruas cantando frevos e batendo panelas. Aí, o número de participantes já chegava a 200 pessoas. No terceiro ano, a participação popular já era de aproximadamente mil foliões. Hoje mais de 400 mil pessoas saem às ruas, formando o bloco Muriçocas do Miramar.

A nova sede do bloco está situada na Rua Nevinha Cavalcante, 277, no Miramar (Praça do Rotary). Mais informações pelos telefones 3243-8177 ou 3243-3087 ou no sítio www.muricocas.com.br.

Programação

Início da concentração

Hora: 18h

Local: Praça das Muriçocas – Rua Tito Silva

Apresentação: Círculo dos Tambores

Pólo de Cultura Popular

Hora: das 19h às 20h, apresentação de grupos de cultura popular (escolas de samba, tribos indígenas e maracatu)

Local: Ruas do bairro de Miramar (José Liberato, Tito Silva, Nevinha Cavalcanti, Hildon Lucena e Avenida Epitácio Pessoa)

20h: Saída dos grupos de cultura popular com destino ao Busto de Tamandaré, pela Via Muriçocas (Avenida Epitácio Pessoa)

Pólo das Orquestras

Local: Praça das Muriçocas

Orquestra: Metalúrgica Filipéia

Horário: das 20h às 21h30

Orquestra: Filarmônica Lira dos Artistas de Bananeiras

Horário: das 22h30 às 00h30

Pólo das Alegorias

Componentes: Estandartes e bonecos gigantes

Local: Rua José Liberato

Orquestra: Maestros Derly e Egberto

Horário de Saída: 21h30

Percurso: ruas José Liberato, Tito Silva e Via Muriçocas até o Busto de Tamandaré, em Tambaú

Pólo dos Trios Elétricos

Local: Avenida Epitácio Pessoa, trecho compreendido entre as ruas João Domingos e Tito Silva

Percurso: Via Muriçocas, dispersão na Avenida Négo, em Tambaú

Atrações: Armandinho, Dodô e Osmar, Tribo de Jah, Geraldo Azevedo, Mestre Fuba, Escurinho, Khrystal, Regina Brown e Diana Miranda

Horário: Início – 22h; término – 02h.

Secom-JP

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

TCE-PB mantém imputação de débito de R$ 1,5 milhão a Tibério Limeira

2

Paraíba

LATAM anuncia novo voo semanal para a Paraíba durante período do São João

3

Paraíba

Eleição para defensor público-geral da Paraíba acontece na sexta-feira em João Pessoa, Campina Grande e Patos

4

Paraíba

Casos de Covid aumentam mais de 1000% em crianças de Campina Grande e infectologista alerta para sintomas gripais em escolas

5

Paraíba

Prefeito Cícero Lucena critica paralisação de motoristas, cobra solução para impasse e diz que ‘providências’ serão tomadas